CRM - estratégias de fidelização de clientes e pós-venda de insumos agrícolas da região de Frutal-MG/ CRM - customer relationship managements and after-sales agricultural supplies in the region of Frutal-MG

Guilherme Doimo de Carvalho, Julio Cesar Tomaz Filho, Altino Machado dos Anjos Junior

Abstract


O presente trabalho abordou sobre as estratégias de fidelização de clientes partindo da concepção da filosofia de gestão denominada Customer Relationship Management (CRM) na seara agrícola da cidade de Frutal-MG, que é uma cidade do triângulo mineiro com economia forte na agropecuária. As metodologias utilizadas foram bibliográfica e coleta de dados, através de aplicação de questionários. Objetivou-se identificar quais são os diferenciais das empresas do setor agropecuário e como ocorre a estratégia de fidelização nas principais empresas da cidade de Frutal.  As empresas do setor de têm várias dificuldades, dentre elas os canais de distribuição de insumos agrícolas, passam por diversos desafios, como o crescimento da concorrência interna. Viu-se que a comunicação de marketing deve ser eficaz no sentido de atingir seu público-alvo, deve-se pesquisar quais os principais meios de comunicação que essas pessoas utilizam e assim atuar nos mesmos de maneira eficaz. Pode-se observar que oferecer as melhores marcas, formas de pagamento flexíveis e um ambiente acolhedor são os maiores diferenciais para efetivação da fidelização na cidade de Frutal. Em relação à comunicação, esta é eficiente principalmente para atingir um público mais jovem que se interessa pela agropecuária, sendo também interessante para os clientes já fidelizados, no sentido de demonstrar produtos novos, diferenciais e promoções.


Keywords


Relação,Cliente, Vendas.

References


ALBRECHT, Karl. Revolução nos serviços: como as empresas podem revolucionar a maneira de tratar os clientes. 5ed. São Paulo: Pioneira, 1998.

ANTONUCCI, D. Sistema CRM. São Paulo: 2016.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRITO, C. M., & LENCASTRE, P. D. Os horizontes do marketing. Lisboa: Verbo. 2013.

CARUANA, Albert.The impact of switching costs on customer loyalty: A study among corporate customers of mobile telephony. Journal of Targeting, Measurement and Analysis for Marketing, 12 (3), 256-268. 2004.

CHURCHILL, Gilbert A. Marketing: criando valor para os clientes. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

COSTA, Antonio R.; CRESCITELLI, Edson. Marketing Promocional para Mercados Competitivos. São Paulo: Ed. Atlas, 2003.

COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. Rio de Janeiro, Elsevier, 2009.

GIRARDI, Reni Eduardo. Estratégias de marketing no agronegócio de semente de soja. 2002. 124f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis. 2002.

GREENBERG, Paul. CRM – Customer Relationship Management na velocidade da luz: conquista e lealdade de cliente em tempo real na internet. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

FONTANELLA, Bruno Jose Barcellos; et al. Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 27(2):389-394, fev, 2011.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Tradução Bazán Tecnologia e Lingüística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2010.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson Universidades, 2019.

LAKATOS, E. M.; M. Marina. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2017.

LAS CASAS, A. L. Administração De Marketing. 2ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2019.

LAVILLE, Christian. DIONNE, Jean. A Construção do Saber: Manual de Metodologia da Pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Editora UFMG, 1999.

LOURENÇO, Roberto da Fonseca. A transmídia como ferramentas de marketing para competitividade e inovação nos moldes do varejo de moda. 2016. 53f. Dissertação (Graduação em Transmídia: Gestão de mídias digitais). Universidade Cândido Mendes. Rio de Janeiro, 2016.

MARCON, Ademir. CRM – Gestão de Relacionamento. 2008.

PEPPERS, D; ROGERS, M. CRM Séries: Marketing 1 to 1. São Paulo: São Paulo: Makron Books, 2001.

PINHO, J. B.. Comunicação em Marketing: Princípios da comunicação. 9. ed. Campinas: Papirus, 2008.

RAI, A. K., & MEDHA, S. The antecedents of customer loyalty: An empirical investigation in life insurance context. Journal of Competitiveness, 5(2), 139-163. 2013.

SANTOS, Antonio Carlos dos. Gestão de organização no agronegócio. Lavras: UFLA/FAEPE, 2015.

TEJON, José Luiz. Marketing e agronegócio: a nova gestão - diálogo com a sociedade. São Paulo: Pearson, 2012.

WIKIPEDIA. Frutal. 2020. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Frutal. Acesso em: 20 mar. 2020.

YANAZE, Mitsuru Higuchi. Gestão de Marketing: avanços e aplicações; colaboradores Basile Emmanouel Mihailidis (et al). São Paulo: Saraiva, 2006.

YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-617

Refbacks

  • There are currently no refbacks.