Uso do ChemSketch para a elaboração de modelos moleculares e suas potencialidades de aplicação no ensino de sob o enfoque CTS/CTSA / Use of ChemSketch for the elaboration of molecular models and its potentialities of application in the teaching of the CTS/CTSA approach

Denise Vieira Miranda, Vitor Araujo Freitas, Rayane Julio da Silva Scarpati, Mariana Amorim Costa, Vilma Reis Terra

Abstract


Através das inúmeras possibilidades de abordagem no ensino das Ciências Naturais, pode-se influenciar diretamente na forma como os discentes se envolverão com a atividade e, por conseguinte, apreenderão os conceitos trabalhados. Recursos tecnológicos educacionais podem ser implementados no processo de ensino-aprendizagem, a partir da inclusão de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). No que tange ao ensino de química, o ChemSketch pode representar uma interessante TIC capaz de auxiliar na demonstração de modelos moleculares e facilitar a visualização de tais estruturas por parte dos alunos envolvidos, uma vez que esta ferramenta permite a elaboração de desenhos de estruturas químicas e obtenção de suas principais propriedades moleculares a partir do desenhol construído em sua interface. O presente trabalho, desenvolvido na disciplina de “Debates conceituais em Ciências I” do mestrado profissional em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo – EDUCIMAT/IFES, consiste em um relato de experiência ocorrida ao longo das aulas da disciplina e objetiva apresentar o uso do referido software, analisar e discutir a respeito de seus aspectos funcionais, bem como apresentar possibilidades de uso como recurso didático de apoio na sala de aula utilizando a abordagem CTS/CTSA para sequencias didáticas inter e transdisciplinares.


Keywords


Ensino de Química, TIC, softwares de modelagem molecular, CST/CTSA.

References


AULER, Décio. Alfabetização científico-tecnológica: um novo" paradigma"?. Ensaio pesquisa em educação em ciências, v. 5, n. 1, p. 1-16, 2003.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista brasileira de educação, n. 22, p. 89-100, 2003.

DOS SANTOS, Wildson Luiz Pereira. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino (ISSN 1980-8631), v. 1, 2008

SANTOS, Alcides Loureiro. GUIA PRÁTICO DE UTILIZAÇÃO DO CHEMSKETCH. 2004.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-557

Refbacks

  • There are currently no refbacks.