Ação de extensão como promotora da cidadania crítica: reflexões sobre a prática docente de redação no emancipa em Santana do Araguaia-PA / Extension action as a promoter of critical citizenship: reflections on the educational teaching practice at emancipa in Santana do Araguaia-PA

Shaiury Silva Guimarães, Cristiane Johann Evangelista, Dilson Henrique Ramos Evangelista

Abstract


Este estudo teve como objetivo relatar e refletir sobre a prática docente da disciplina de Redação durante a experiência vivenciada no “Cursinho Popular Multicampi Emancipa: Movimento de Educação Popular”- Rede Emancipa no Instituto de Engenharia do Araguaia-IEA da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA. A metodologia utilizada nessa pesquisa qualitativa fundamenta-se na pesquisa-ação. Foram utilizadas para subsidiar a análise as anotações em diário de campo, a produção dos estudantes e a observação participativa. Debatemos a importância do Emancipa para a comunidade santanense e para o crescimento profissional dos discentes, enquanto bolsistas do projeto. Descrevemos a prática docente de Redação e refletimos sobre o uso de recursos didáticos inovadores como a música e o jornal. Evidenciamos que o Emancipa constitui-se como um espaço preparatório e gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, que causa visível impacto na comunidade, por ser um curso de qualidade, além de ser um dos cursinhos pioneiros no município de Santana do Araguaia, no sul do estado do Pará. Como resultados, apontamos que a prática docente de Redação com o uso de recursos diferenciados auxiliou o pensamento crítico e a compreensão textual, de forma que os participantes construíram, transformaram e consolidaram conhecimentos.

 

 


Keywords


Cursinho popular, Emancipa, Redação, ENEM, Música.

References


BESSA, Jonyson Tobias de Sousa; DANTAS, Aleksandre Saraiva; RODRIGUES, Walter Martins. A importância do ranking do enem para a sociedade e as diferenças entre as redes de ensino . Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 6, p. 7091-7106, jun. 2019. Disponível em:< https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/2001/2008>

Acesso em: 24 ago. 2020.

CARVALHO, José Carmelo Braz de; ALVIM FILHO, Hélcio; COSTA, Renato Pontes. Cursos pré-vestibulares comunitários: espaços de mediações pedagógicas.– Rio de Janeiro : Ed. PUC-Rio, 2008. Disponível em: Acesso em: 28 ago. 2020.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, Autores Associados, 3 ed. 2012.

INEP. A redação do ENEM 2019 - Cartilha do participante. Disponível em: Acesso em 28 set. 2020.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2008.

MACHADO, Lourdes Marcelino; OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Direito à educação e legislação de ensino. In: WITTMANN, Lauro Carlos; GRACINDO, Regina Vinhaes (org.) O estado da arte em política e gestão de educação no Brasil – 1991-1997. Brasília: ANPAE e Campinas: Autores Associados, 2001.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de la investigación Cuartaedición. Mac graw hill, México. 2016. Disponível em:< https://www.uv.mx/personal/cbustamante/files/2011/06/Metodologia-de-la-Investigaci%C3%83%C2%B3n_Sampieri.pdf> Acesso: 28 set. 2020.

SANTOS, Maria Aparecida Cardoso. O texto acadêmico: coesão, coerência e construção do sentido. 2010. 228 f. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

SILVA, Giuliane do Nascimento; CORDEIRO, Maria Angela de Moraes. Utilização de metologias audiovisuais interativas e dinâmicas no ensino de redação para alunos do cursinho pré-vestibular Diferencial. CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 9778 Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2020.

VIANA, Aline de Oliveira. Relato de experiência de ensino de redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em um projeto de extensão de cursinho popular. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 9, n. 2, p. 107-114, 30 ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/7778> Acesso em: 28 set. 2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-551

Refbacks

  • There are currently no refbacks.