“assuma seu Cearencismo”: Identidade Cearense e publicidade / "Assume your Cearencism": Cearense identity and advertising

Francisca Ilnar de Sousa, Janaína de Holanda Rodrigues, Daniel Parente Nogueira, Révia Karen Nepomuceno

Abstract


O trabalho discute propaganda intitulada "Assuma seu cearencismo" que dissemina valores e identidade acerca de um tipo ideal de cearense. Contudo, a mensagem reforça estereótipos que se distanciam daquilo com que diferentes se identificam. Definidas a partir de ideias relacionadas a patologias, ao utilizar o termo "cearencismo", optou-se por trabalhar com "cearencidade", mais oportuno para discutir como distintas expressões culturais cearenses. Portanto, o objetivo geral é analisar o tipo de cearencismo ideal proposto em campanha pública. Trabalhou-se, assim, com pesquisa bibliográfica e a técnica da construção ideal típica weberiana. Conclui-se que, identificar padrões de comportamento em contextos globais e complexos exige uma negação de diferentes formas de expressão da vida humana.


Keywords


Cearencismo, cearencidade, Publicidade, identidade, tipo ideal, estereótipos.

References


ARANHA, Altair J. Dicionário Brasileiro de Insultos. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

ARRAES, Soraia Cristina Blank. Estudos linguísticos em língua materna e em língua estrangeira. Vol. 59. São Paulo: Paco Editorial, 2018.

BARROSO, Parsifal. O cearense. Rio de Janeiro: Gráfica Records Editora, 1969. O Cearense. 2. ed. São Paulo: Escrituras Editoras e Instituto Myra Eliane, 2017.

CARVALHO, Gilmar de. Bonito pra chover: ensaios sobre a cultura cearense. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2003.

CARVALHO FILHO, Benedito José de. Marcas de família: travessias no tempo. São Paulo: Annablume; Fortaleza: Secretaria da Cultura e Desporto do Governo do Estado do Ceará, 2000. In: BARROSO, Parsifal. O Cearense. Rio de Janeiro: Gráfica Records Editora, 1969.

CAVALCANTE, Rogério. Cearensês: a cultura do povo cearense. 3. ed. Fortaleza: ed. do autor, 2012. COHN, Gabriel. (Org.). Max Weber. 7. ed. São Paulo: Ática, 2006. (Coleção Sociologia).

FURTADO, Hélio Dias. Capitão Vitorino: a comicidade de um cabra macho. In: SILVA, Antônio de Pádua Dias da (Org.). Sexualidade, identidade e gênero em debate. Olinda, PE: Livro Rápido, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/21401/1/Capita%cc%83o%20Vitorino%20Carne iro.pdf. Acesso em: 31 de out. 2019.

GARCIA, Carlos. O que é nordeste brasileiro. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.

POLESI, Cassiano. Matriz de marketing, comunicação e negócios: como propagar a sua marca na internet com alma. 2. ed. São Paulo: Ed. do autor, 2007.

SILVA, Rodrigo. O ceticismo da fé: Deus: uma dúvida, uma certeza, uma distorção. São Paulo: Ágape, 2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-550

Refbacks

  • There are currently no refbacks.