Acolhimento e orientação psicológica a estudante do ensino médio: prevenção e cuidado em saúde/ Welcoming and psychological orientation to middle school student: health care prevention and care

Daise Margarete Venturin Teixeira, Isabele Santos Eleoterio, Lorrayne Ismael de Souza, Tiffany Ferraz Bolzani

Abstract


Relatamos a experiência de estágio em Processos Psicossociais do curso de Psicologia em uma escola pública de Ensino Médio regular, no horário matutino, no primeiro semestre de 2018. A intervenção proposta teve como objetivo criar espaço alternativo de acolhimento e orientação psicológica a alunos no pátio da escola. O método utilizado foi a entrevista livre a fim de permitir a expressão de dúvidas, incômodos, sonhos, desejos, angústias e mágoas em  atendimento individuais de 30 minutos. Com base na Teoria da Identidade Social, Tajfel (1983), é possível considerar que o sujeito é moldado pela sociedade e Resumo: Relatamos a experiência de estágio em Processos Psicossociais do curso de Psicologia em uma escola pública de Ensino Médio regular, no horário matutino, no primeiro semestre de 2018. A intervenção proposta teve como objetivo criar espaço alternativo de acolhimento e orientação psicológica a alunos no pátio da escola. O método utilizado foi a entrevista livre a fim de permitir a expressão de dúvidas, incômodos, sonhos, desejos, angústias e mágoas em  atendimento individuais de 30 minutos. Com base na Teoria da Identidade Social, Tajfel (1983), é possível considerar que o sujeito é moldado pela sociedade e pela cultura, sendo as relações intergrupais de extrema importância para a construção deste. A intervenção obteve adesão, da equipe escolar e dos alunos e contribui para o bem-estar psicossocial dos sujeitos. Em dois meses de execução foram realizados 59 atendimentos motivados por conflito familiar, depressão, insegurança, dificuldades de socialização, questões amorosas e problemas de aprendizagem.


Keywords


Acolhimento psicológico em escola pública, orientação psicológica em escola pública, prevenção e cuidado em saúde.

References


CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico - V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed: 2003.

CZERESNIA, D. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção In: CZERESNIA, D; FREITAS, C. M. (org.). Promoção da Saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. p. 39-53.

GONÇALVES, D. A.; FIORE, M. L. M.. Vínculo, acolhimento e abordage psicossocial: a prática da integralidade. In: Módulo - Psicossocial: especialização em saúde da família. São Paulo: UNIFESP/UNA-SUS, 2011.

MARTIN-BARÓ, I. O papel do psicólogo. Estudos de Psicologia, Natal [online]. 1997, v.2, n.1, p.7-27.

SAWAIA, B. (Org.). As artimanhas da exclusão social: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

SAWAIA, B, B.. Dimensão ético-afetiva do adoecer da classe trabalhadora. In: LANE, Silvia T. M.; SAWAIA, B. B.. Novas veredas da psicologia Social. São Paulo: EDUC, 1995. p. 157-168

SERRIERA, J. C. (Org.) Psicologia Comunitária: estudos atuais. Porto Alegre: Sulina, 2000. p. 53-73.

TAJFEL, H. Grupos humanos e categorias sociais: estudos em Psicologia Social. Vol. 2. Lisboa: Livros Horizonte, 1983.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-539

Refbacks

  • There are currently no refbacks.