Estudo de caso: reflexões sobre a importância da experimentação no ensino básico de química / Case study: reflections on the importance of experimentation in chemical basic education

Ana Carolina Silva Gonçalves, Priscila Tamiasso-Martinhon, Angela Sanches Rocha, Silvia Maria Leite Agostinho, Célia Sousa

Abstract


A experimentação, quando bem estruturada e contextualizada, é uma estratégia promissora para transmitir aos alunos certas habilidades e competências. O emprego desta estratégia pode levar os alunos a um caráter investigativo da ciência, à capacidade de trabalhar em grupo, a elaborar relatórios, a estruturar conceitos e a estabelecer relações a partir de observações do cotidiano. O processo experimental permite a inclusão da inter-transdisciplinaridade que proporciona ao discente a capacidade de atuar em resoluções de situações problemas do cotidiano, com temas transversais que contextualizam, por exemplo, saúde, meio ambiente, cultura e ética. Este trabalho propõe algumas ferramentas didáticas – como aulas experimentais acompanhadas de vídeos e mapas conceituais - capazes de enriquecer a aprendizagem discente. A partir de uma temática específica, no caso pilhas, traça um perfil e apresenta ideias centrais no que concerne a um aprendizado eficiente onde as estratégias de ensino se dão a partir de aulas teórico-experimentais envolvendo licenciandos em química e alunos no ensino básico. A aplicação da proposta indicou que os alunos se sentiram estimulados a realizarem os experimentos e que esta contribuiu para a apropriação do conhecimento por parte dos envolvidos, podendo ser utilizada com frequência por professores de Química do ensino básico.


Keywords


Experimentos de Química, Mapas Conceituais, Eletroquímica.

References


BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Adaptações Curriculares / Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial: MEC/SEF/SEESP. Brasília – 1998.

BRASIL /INEP. Relatório Nacional PISA 2012: Resultados Brasileiros. PISA, 2012.

BRASIL /INEP. Relatório Nacional PISA 2015: Resultados Brasileiros. PISA, 2015.

DA SILVA, Carlos Cézar; FERRI, Kathynne Carvalho Freitas. Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 27641-27655, 2020.

DE MELO, Leomir Barros Coutinho; OLIVEIRA, Lúcia Halline Moraes; DA SILVA, Jaiurte Gomes Martins; DE OLIVEIRA, Glícia Maria; DE SOUZA, Marinaldo Alves; MAIA, Renan Pire; TAVARES, Cicília Gabriela Correia. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, p. 55902-55918, 2020.

GONÇALVES, Ana Carolina Silva; TAMIASSO-MARTINHON, Priscila; SOUSA, Célia. NOS PASSOS DA ELETROQUÍMICA: Cientistas e seus Legados. In: Congresso de história das ciências, da técnica e epistemologia, VIII., 2015. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, UFRJ, 2015.

GONÇALVES, Ana Carolina Silva. O PAPEL DA EXPERIENCIAÇÃO NO ENSINO DE ELETROQUÍMICA: contexto e reflexões sobre a prática docente de uma licencianda em química. Rio de janeiro, 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. – 1ed. – São Paulo: Cortez, 2011.

MACDOWELL, Samuel. Responsabilidade social dos cientistas: natureza das ciências exatas. Estud. Av., São Paulo, v. 2, n. 3, p. 67-76, 1988.

OLIMPIO, Quelle Garcia. Eletrodo íon seletivo: Uma abordagem de ensino e aprendizagem para a formação de docentes em química. Rio de janeiro, 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

OLIMPIO, Quelle Garcia; TAMIASSO-MARTINHON, Priscila; SOUSA, Célia. Eletrodo íon-seletivo sob uma perspectiva histórica: O quê? Por quê? Quem? Quando? Como? Onde? In: Congresso de história das ciências da técnica e epistemologia, VIII., 2015. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.

SANTOS, Jurandir dos. Educação profissional e práticas de avaliação. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010. 205p.

SANTOS, Wildson L. P.; SCHNETZLER, Roseli P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. 3ª. ed. 144 p. Ijuí (RS): Unijuí – (2003).

SILVA, José Nonailton Alves; DE VASCONCELOS NETO, José Augusto; XIMENES, Carlos André Pereira; MORAIS, Ana Cláudia Sa. A experimentação como ferramenta motivacional no ensino de física. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 12, p. 102473-102485, 2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-536

Refbacks

  • There are currently no refbacks.