Contribuições da monitoria ao uso de metodologias ativas na formação de educadores/ Monitoring contributions to the use of active methodologies in educator training

Authors

  • Paulo Victor Barbosa de Farias
  • Maria Teresa Barros Falcão Coelho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-518

Keywords:

Aprendizagem, Monitoria, Metodologias Ativas, Formação de professores.

Abstract

As metodologias ativas têm sido utilizadas no ensino superior com o objetivo de desenvolver a autonomia dos estudantes em relação à sua formação profissional. Este artigo apresenta um relato de experiência sobre o exercício de monitoria na disciplina de Fundamentos Psicológicos da Educação, que faz uso de metodologias ativas, constituindo-se como componente curricular obrigatório aos cursos de licenciatura e formação de professores da Universidade Federal da Paraíba. Nessa perspectiva, o estudo em questão tem como objetivo descrever a experiência do monitor durante o período de um ano de intervenção, destacando sua função mediadora e potencializadora da aprendizagem e do desenvolvimento dos estudantes matriculados na referida disciplina. Foram realizados registros de observação e aplicados questionários aos estudantes, os quais juntamente com a vivência prática do monitor, evidenciaram que a utilização da Problematização, como uma metodologia ativa, facilitou o desenvolver de uma melhor aprendizagem, sendo fundamental destacar a maior autonomia dos estudantes. Por fim, considera-se importante o incentivo ao projeto de monitoria, por propiciar a formação de discentes autônomos, contribuindo com os processos de ensino e aprendizagem.

References

BARBOSA, M. G.; AZEVEDO, M. E. O.; OLIVEIRA, M. C. A. Contribuições da monitoria acadêmica para o processo de formação inicial docente de licenciadas do curso de ciências biológicas da FACIDI/EUCE. Revista SBEnBIO. v.5, n.2, Ceará, p.5471-5479, 2014.

BERBEL, N. A. N. As Metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.

CORRÊA, A. K.; SANTOS, R. A.; SOUZA, M. C. B. de M.; CLAPIS, M. J. Metodologia problematizadora e suas implicações para a atuação docente: relato de experiência. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 27, n. 3, p. 61-77, Dec. 2011.

DIAS, A. M. I. A monitoria como elemento de iniciação à docência: ideias para uma reflexão. In SANTOS, M. M.; LINS, N. M. (Orgs). A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal: EDUFRN – Editora da UFRN, p. 37-44, 2007.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MACIEL, M. de A. C. et al. Os desafios do uso de metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia do Covid-19 em um curso superior de enfermagem: um relato de experiência. Brazilian Journal Of Development, Curitiba, v. 6, n. 12, p. 98489-98504, dez. 2020.

NATARIO, E. G.; SANTOS, A. A. A. Programa de monitores para o ensino superior. Estudos de Psicologia, Campinas-SP , v.27, n.3, , p.355-364, set. 2010.

NUNES, J. B. C. Monitoria acadêmica: espaço de formação. In:SANTOS, M.M.; Lins, N.M. (Orgs). A monitoria como espaço de iniciação a docência: possibilidades e trajetórias. Natal: EDUFRN, p. 45-57, 2007.

POZO, J. I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Published

2021-01-20

How to Cite

Farias, P. V. B. de, & Coelho, M. T. B. F. (2021). Contribuições da monitoria ao uso de metodologias ativas na formação de educadores/ Monitoring contributions to the use of active methodologies in educator training. Brazilian Journal of Development, 7(1), 7634–7643. https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-518

Issue

Section

Original Papers