Transtorno bipolar: causas, sintomas e farmacoterapia com carbonato de lítio / Bipolar disorder: causes, symptoms and pharmacotherapy with lithium carbonate

Caio Silva de Queiroz, Victória Oliveira de Jesus, Rafaela Maianna Cruz de Castro Freitas, Karine Svetlana Sales Carrilho, Rayssa Gabrielle Pereira de Castro Bueno, Talita Pinho Marcelino, Kassandra Rosa Rodrigues Viana

Abstract


  INTRODUÇÃO: O transtorno bipolar é uma doença crônica caracterizada pela euforiamania e depressão (ROSA et al., 2006). A fase sintomática apresenta sinais que vão interferir nas relações de convívio do indivíduo acometido. OBJETIVO: Descrever o uso do carbonato de lítio em pacientes com transtorno bipolar. MÉTODO: Foi realizada uma revisão de literatura básica a respeito dos sinais e sintomas da doença e a eficácia do tratamento com o carbonato de lítio a partir de dados disponível em artigos científicos, manuais e guias no qual, foram utilizados os seguintes descritores em ciências da saúde: “carbonato de lítio”, “humor” e “bipolaridade”. RESULTADOS E DISCUSSÕES: O carbonato de lítio é útil para pacientes com risco suicida, sendo responsável pela diminuição da frequência de atos de 3,2 para 0,37/100 pacientes por ano. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O carbonato de lítio é um fármaco com uma eficiente janela terapêutica controlando sintomas agudos e prevenindo a ocorrência de novos episódios da doença, porém, o tratamento com lítio necessita de uma monitorização terapêutica intensiva uma vez que, pode atingir níveis tóxicos.


Keywords


carbonato de lítio, humor, bipolaridade.

References


APA. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2014.

BERK, L. Guia para cuidadores de pessoas com transtorno bipolar. SÃO PAULO: Seguimento Farma, 2011.

CORDIOLI, Aristides Volpato. Psicofármacos nos transtornos mentais. Reserch Gate, n. July, p. 55, 2014.

MORENO, Ricardo Alberto et al. Anticonvulsivantes e antipsicóticos no tratamento do transtorno bipolar. Rev Bras Psiquiatr, v. 26, n. Supl III, p. 37–43, 2004.

ROSA, Adriane Ribeiro et al. Monitoramento da adesão ao tratamento com lítio. Revista de Psiquiatria Clinica, v. 33, n. 5, p. 249–261, 2006.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-517

Refbacks

  • There are currently no refbacks.