Paisagens e natureza na comunidade de vigia: olhares sob novos sentidos e analises / Landscapes and nature in the vigia community: looks at new senses and analysis

Alzira Almeida de Araujo, Maria das Graças da Silva, Francisco Perpetuo Santos Diniz

Abstract


Diferentes unidades de paisagem presente na cidade de Vigia de Nazare/PA congrega em seu ecossistema um ambiente formador de diferentes paisagens que são exploradas e modificadas pela comunidade local, a partir de suas práticas culturais. O objetivo deste trabalho versou por analisar a relação da paisagem com o trabalho dos pescadores artesanais e as diferentes práticas da comunidade considerando a ação antrópica exercida no ambiente. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas consultas bibliográficas sobre os temas que tratam da categoria paisagem e sua dinâmica, principalmente sobre o município de Vigia, assim como auxílio de trabalhos exploratórios de campo, para conhecimento geográfico da população local e a produção do pescado a partir de entrevistas semiestruturadas com moradores que exercem suas atividades na localidade. Dessa maneira, percebeu-se a natureza para além de suas características físico-químicas, é encarada também como a realidade cultural dos homens que interagem e causam transformação (MARTINS, 2010). Em consequência disso, não se conta mais com a natureza natural, mas com a natureza avaliada como recurso, exuberantemente artificializada (GONÇALVES, 1998). Neste caso, a paisagem também mudará de acordo com as intensidades das ações humanas que expõe o homem em sua própria realização, ou seja, sua ligação existencial com a terra é a paisagem (DARDEL, 2015).


Keywords


paisagem, natureza, pesca artesanal, trabalho.

References


BRANDÃO, C. Rodrigues. Vocação de criar: anotações sobre a cultura e as culturas populares. In Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 138, p.715-746, set./dez., 2009.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação como cultura. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

CARVALHO, Silvia M.; CAVICCHIOLI, Maria A. B.; CUNHA, Fábio C. A da. PAISAGEM: evolução conceitual, métodos de abordagem e categoria de análise da geografia. Formação. Vol. 2, No 9., 2002.

CLAVAL, P. Terra dos Homens: a geografia, uma apresentação. GEOUSP – espaço e tempo. São Paulo, n 29, p. 80, 2011.c

DARDEL, E. A Paisagem. In: DARDEL, E. O HOMEM E A TERRA: natureza da realidade geográfica; tradução Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2015.

DIEGUES, Antonio Carlos. Meio ambiente, história e população. São Paulo: imprensa oficial do Estado de São Paulo, 1999.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de janeiro: LTC, 1989.

GEERTZ, C. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

GONÇALVES, C. Walter Porto. Os (des)caminhos do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 1998.

SENNA, Cristina S. F & ABSY, Maria L. Paleoecologia. In: FERNANDES, Macus E. B. (org.). Os manguezais da costa norte brasileira. Maranhão: Fundação Rio Bacanga, 2003.

SENNA, C. S. F.; SILVA, A. P. da, BARBOSA JÚNIOR, J. S, HOLANDA, S. C., RIBEIRO NETO, B. de S. Sociedade, natureza e paisagem em estudos interdisciplinares na costa amazônica. In: I Simpósio de Pesquisa Interdisciplinar da Amazônia Legal, 2011, Belém do Pará. Anais do I Simpósio de Pesquisa Interdisciplinar da Amazônia Legal: Diálogos Interdisciplinares em Busca da Integração Regional. Belém do Pará: Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Naturais e Tecnologia. 2011.

GATTI, Bernadete A. A contrução metodológica da pesquisa em educação: desafios. RBPAE, v.28, n.1, p. 13-34, jan/abr. 2012.

RIBEIRO NETO, B.S. Ecologia de paisagem aplicada à análise ambiental da planície costeira do município de Quatipuru, Pará. Relatório Técnico, Bolsa DTI-7G, Museu Paraense Emílio Goeldi. Belém – Pará, 2011.

MARTINS, Geraldo Inácio. Existir como natureza, viver numa cultura: pensar e habitar com novas territorialidades. Geo UERJ - Ano 12, nº. 21, v. 2, 2º semestre de 2010.

MAXIMIANO, Liz Abad. Considerações sobre o conceito de paisagem. Editora UFPR. R. RA´E GA, Curitiba, n. 8, p. 83-91, 2004.

SANTOS, M. A redescoberta da Natureza. Estudos Avançados. 6 (14), 1992.

SENNA, C. S. F. A Ecologia de Paisagem e o planejamento do turismo de natureza na costa amazônica. In: 3º Colóquio Ibero-Americano de Paisagem, Cultura, Patrimônio e Projeto – desafios e perspectivas (Anais) – Coordenação geral: Leonardo Barci Castriota, Marieta Cardoso Maciel – Belo Horizonte: IEDS; MACPS; IPHAN, 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-514

Refbacks

  • There are currently no refbacks.