Aproximações entre o perfil de aluno do ensino médio: um estudo de caso na região de Arapongas/PR / Aproximações entre o perfil de aluno do ensino médio: um estudo de caso na região de Arapongas/PR

Gabriel Cardoso Ribeiro, Jhonatan Junio de Freitas, Lucas Cesar Koslyk dos Reis, Marlon Rodrigues Cardin, Mateus Ribeiro de Castro, Roseli Gall do Amaral

Abstract


O presente trabalho teve como propósito traçar o perfil do aluno de Ensino Médio de dois colégios de diferentes infraestruturas, um colégio público e um colégio privado. A pesquisa foi realizada com três turmas de cada colégio sendo no total 2 salas de primeiro ano, 2 salas do segundo ano e 2 salas do terceiro ano todas do período matutino. Partindo-se de processos qualitativos para identificar e entender qual é o perfil do aluno que atualmente cursa o Ensino Médio e, o que estes alunos esperam para o futuro. Os resultados foram obtidos através de um questionário contendo questões semiabertas, que trazia uma diversidade de questões para que o perfil traçado fosse o mais conciso possível. A investigação fez parte de um projeto de pesquisa desenvolvido na aula de Psicologia da Educação no Curso Superior de Licenciatura em Química, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Apucarana.


Keywords


Perfil de aluno, Ensino Médio, Psicologia da Educação.

References


AGUIAR, W. M. J., BOCK A. M. B., & OZELLA S.. A Orientação Profissional com Adolescentes: um exemplo de prática na abordagem sócio-histórica. São Paulo, Cortez, 2001.

ALMEIDA, Rúbia S.; ALVES, Cândida Beatriz; NEVES, Gabriela Nunes; SILVA, Ludmila P.; PEDROSA, Regina Lúcia S. O professor de ensino médio e a psicologia em seu cotidiano escolar. Psicol. Esc. Educ. Campinas, v. 11, n. 1, jun., 2007.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOCK, M. G. M. GONÇALVES & O. FURTADO (Orgs.) Psicologia Sócio-Histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. São Paulo: Cortez, 2001.

CÂNDIDO, Antonio. A estrutura da escola. In: Pereira, Luiz e Foracchi, Marialice (org.). Educação e sociedade: leituras sociológicas da educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977.

GATTI, Bernadete A. BARRETO, Elba S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

ERICKSON, E. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. – 6 ed. – São Paulo: Atlas, 2008

GUEDES, Shirlei T.R. A relação teoria e prática no estágio supervisionado. In: IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Anais. Curitiba, Champanhat, 2009. Disponível in < https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/3582_2162.pd>.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

PILETTI, Nelson. Sociologia da Educação. Edição reformulada e atualizada.18ª Ed. São Paulo: Editora Ática, 2007.

ZAGO, Nadir. Processos de escolarização nos meios populares: as contradições da obrigatoriedade escolar. In: NOGUEIRA, M. A., ROMANELLI, G., ZAGO, N. (org.). Família e escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis: Vozes, 2000.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-506

Refbacks

  • There are currently no refbacks.