A preparação pedagógica dos alunos do mestrado em arquitetura e urbanismo do ICPD/UNICEUB / The pedagogical preparation of students in the master’s in architecture and urbanism at ICPD/UNICEUB

Juliana Linder de Oliveira Iahn, Maria Eleusa Montenegro

Abstract


O presente artigo é resultado da análise na disciplina de Docência do Ensino Superior e Compromisso Social. Seu principal objetivo foi descrever a preparação pedagógica dos alunos do mestrado em Arquitetura e Urbanismo do UniCEUB, e seu vínculo com a pedagogia crítica. Ao longo do semestre, estudou-se um texto por semana, e ao final da disciplina os alunos foram avaliados mediante a elaboração de um trabalho, utilizando a abordagem qualitativa, que ora será apresentado. Segundo, Lüdke e André (2013), nesse tipo de abordagem, a análise do pesquisador parte de sua compreensão do todo, para uma reflexão que possibilite um diálogo com o objeto. Buscou-se assim verificar os seguintes elementos: o objetivo da disciplina, a lógica dos conteúdos, a metodologia, as similaridades e diferenças entre os textos e a contribuição da disciplina para educação. Os textos eram similares na promoção da autonomia, da liberdade e da crítica dentro das universidades. Houve diferenças, principalmente, quanto às teorias pedagógicas (Progressista ou Liberal). Durante a disciplina, os alunos trocaram “a curiosidade ingênua pela consciência crítica” (FREIRE, 1996, p. 38), demonstrando que se conseguiu, não apenas instrumentalizar os futuros professores, mas também incentivar o seu compromisso social da educação.

 

 


Keywords


Docência, Preparação pedagógica, Ensino Superior, Tendências pedagógicas.

References


ANASTASIOU, l. G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de Ensinagem. In: ______. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille, 2012.

CASTANHO, S. A. A universidade entre o sim, o não e o talvez. In: VEIGA, I. P. A; CASTANHO, M. E. L. M. (Org.). Pedagogia Universitária: a aula em foco. Campinas: Papirus, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KENSKI, Vani M. Novos processos de interação e comunicação no ensino mediado pelas tecnologias. In: PIMENTA, S.G.; ALMEIDA, M. I. Pedagogia Universitária. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2014.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1990.

LÜDKE, Menga. ANDRE, Marli E.D.A. A Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.

RIOS, Terezinha Azeredo. A dimensão ética da sala de aula ou o que nós fazemos com eles. IN: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. 2. ed. Campinas: Papirus, 2010.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 36. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

SOUZA FILHO, A. O ideal da universidade e da sua missão. In: BRASIL.MEC/INEP. Educação superior em debate: universidade e mundo do trabalho. Brasília: MEC, 2006.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-478

Refbacks

  • There are currently no refbacks.