Maceió para pessoas: relações entre a arquitetura e o urbano na construção do espaço público / Maceió for people: the relationship between architecture and urbanism in the definition of the public space
Abstract
Desde o ano de 2015, um estudo sobre os edifícios e a cidade tem sido desenvolvido no grupo de pesquisa Morfologia dos Espaços Públicos, a fim de compreender como se dá a ligação entre o espaço público e o privado, e o seu impacto na cidade de Maceió. Trazendo como referência Gehl (2013) e seu livro Cidades para as Pessoas, o artigo a seguir é um estudo de caso do bairro de Jatiúca, Maceió, estado de Alagoas. Podemos concluir com os dados obtidos na pesquisa quais pontos são decisivos para a compreensão da relação público-privado na cidade de Maceió. Salienta-se que os dados são relativos ao período de 2017-2018, portanto antes da pandemia do Coronavírus- Covid-19.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
Alexander, C., Ishikawa, S., Silverstein, M.(1977) A pattern language, Oxford University Press New York.
Bentley, I., Alcock, A., Murrain, P., Mcglynn, S., Smith, G. (1985) Responsive environments: a manual for designers, Architectural Press, London.
Ferrara, L. D. (2002) Design em espaços, Edições Rosari, São Paulo
GEHL, J. (2013) Cidade para pessoas, Perspectiva, São Paulo.
ARENDT, H. A condição Humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007
Hertzberger, H. (2010) Lições de Arquitetura, Martins Fontes, São Paulo.
Montaner, J. M. (2002) As formas do século XX, Gustavo Gile, Barcelona.
NBR – 9283 (1986) – Mobiliário Urbano . Brasil
Secretaria Municipal de Planejamento de Maceió(SEMPLA). Código de Urbanismo e Edificações de Maceió. Maceió: Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), 2006.
SERPA, Angelo. O ESPAÇO PÚBLICO NA CIDADE CONTEMPORÂNEA. São Paulo: Edufba, 2016.
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-475
Refbacks
- There are currently no refbacks.