Desenvolvimento e análise sensorial de biscoito enriquecido com farinha de casca de maracujá (Passiflora Edulis)/ Development and sensory analysis of enriched cookies with passion fruit (Passiflora Edulis) bark flour

Yasmin Cristiny Fernandes Santos, Marcelo Fabiano André

Abstract


O Diabetes Mellitus (DM) é um distúrbio metabólico cuja principal característica é a alteração na taxa de glicose no sangue, o que acarreta na hiperglicemia e na hipoglicemia, porcentagem muito alta e muito baixa de açúcar no sangue, respectivamente. Além da medicação e da prática de exercícios físicos, tem-se como tratamento do DM a alimentação balanceada, nesse sentido, o presente trabalho apresenta um biscoito desenvolvido a partir da farinha de casca de maracujá, cuja riqueza em fibras a torna bastante útil no combate da doença; ademais, foi comprovado que a pectina presente na casca da fruta reduz a glicemia. Também foi realizada análise sensorial com grupo controle composto por 50 alunos não diabéticos, com intuito de averiguar a aceitabilidade de produtos com diferentes quantidades de farinha de casca de maracujá. A partir desta análise, concluiu-se que a amostra mais aceita para este público, corresponde à formulação da amostra 01, constituída pela formulação convencional, seguido das amostras 02, 03 e 04, em nas composições há presença da farinha de maracujá, demonstrando assim, que os biscoitos enriquecidos são uma boa alternativa no manejo do DM.


Keywords


diabetes, maracujá, adolescência, alimentação.

References


ALENCAR, C. O. C. et al. Efeito terapêutico da farinha da casca do maracujá (passiflora edulis f.) em indivíduos acometidos por Diabetes mellitus tipo 2. In: Conexão Fametro 2018 - Fortaleza/CE, 2018. Disponível em: Acesso em: 04 ago. 19.

ALMINO, M. A. F. B.; QUEIROZ, M. V. O.; JORGE, M. S. B. Diabetes mellitus na adolescência: experiências e sentimentos dos adolescentes e das mães com a doença. Revista da escola de enfermagem da USP, v.43, n.4, p.760-767, dez. 2009.

CATARINO, R. P. F. Elaboração e caracterização de farinha de casca de maracujá para aplicação em biscoitos. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal Tecnológica do Paraná, Londrina, 2016.

CUNHA, M. C. S. O. Efeito da farinha do albedo do maracujá amarelo no controle glicêmico de pessoas com diabetes tipo 2 na atenção primária à saúde. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2018.

INEP. Mulheres são maioria na educação profissional e nos cursos de graduação2. Disponível em:

-profissional-e-nos-cursos-de-graduacao/21206 >. Acesso em: 10 out. 19.

MIRANDA, A. A.; CAIXETA, A. C. A.; FLÁVIO, E. F.; PINHO, L. Desenvolvimento e análise de bolos enriquecidos com farinha da casca do maracujá (Passiflora edulis) como fonte de fibras. Alim. Nutr. = Braz. J. Food Nutr., Araraquara, v. 24, n. 2, p. 225-232, 2013.

OZORES, B.; STORCK, C. R.; FOGAÇA, A. O. Aceitabilidade e características tecnológicas de bolo enriquecido com farinha de maracujá. Disciplinarium Scientia. Série: Ciências da Saúde, Santa Maria, v. 16, n.1, p. 61-69, 2015.

SANTIAGO, A. D. B. R., et al. Qualidade de biscoitos diet adicionados de farinha da casca do maracujá avaliados sensorialmente por diabéticos. O Mundo da Saúde, São Paulo, 2016, p. 362 - 371.

SANTOS, Y. C. F; ANDRÉ, M. F. Questionário Análise Sensorial. Disponível em:. Acesso em: 09 out. 19.

SILVA, A. M.; QUIRINO, R. M. M.; SHINOHARA, N. K. S.. O autocuidado no Controle do Diabetes Mellitus Tipo 2. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.6, n.5, p.29755-29770, 2020.

WASZAK, M. N.; FERREIRA, C. C. D. Efeito hipoglicemiante das farinhas de banana verde e de maracujá no controle da glicemia em diabéticos. Cadernos UniFOA, p. 41-50, 2011.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-468

Refbacks

  • There are currently no refbacks.