As contribuições do instituto federal de educação, ciência e tecnologia de Rondônia - Campus São Miguel do Guaporé para a educação de jovens e adultos / The contributions of the federal institute of education, science and technology of Rondônia - Campus São Miguel do Guaporé for the education of youth and adults

Francisley Carvalho Leite, Sandra Papadopulos

Abstract


Este artigo tem como objetivo verificar as principais contribuições entre o Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos e suas práticas, e ainda, identificar o perfil dos docentes que ministram as aulas e dos discentes selecionados para participar da especialização em 2019, principalmente para identificar às suas respectivas áreas de atuação e quais os legados dessa especialização para o sistema de educação de jovens e adultos. Utilizou-se como metodologia da pesquisa o estudo bibliográfico e documental predominantemente qualitativo, verificando-se principalmente estudos, legislações e as informações publicadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), além de pesquisas na plataforma Lattes. Acredita-se que, o curso de especialização, pode contribuir significativamente com o fortalecimento da educação de jovens e adultos do Estado de Rondônia.


Keywords


Educação de jovens e adultos, Formação docente, Projeto pedagógico, Seleção de discentes.

References


BARROS, Rosanna. Revisitando Knowles e Freire: Andragogia versus pedagogia, ou O dialógico como essência da mediação sociopedagógica. Revista Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, e173244, 2018. Disponível em: . Acesso em: 05 abr. 2020.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017, que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Disponível em: . Acesso em: 01 abr. 2020.

BRASIL, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Edital Nº 01/2019 Seleção de candidatos à pós-graduação em EJA. Disponível em: . Acesso em: 01 abr. 2020.

BRASIL, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Edital Nº 04/2019, Resultado final e convocação de candidatos para matrícula na pós-graduação em EJA. Disponível em: . Acesso em: 01 abr. 2020.

BRASIL, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Resolução nº 16/REIT - CEPEX/IFRO, de 02 de setembro de 2019, que Dispõe sobre a aprovação do Projeto Pedagógico do Curso de PósGraduação Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Avançado São Miguel do Guaporé. Disponível em: . Acesso em: 01 abr. 2020.

BRASIL, Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: . Acesso em: 01 abr. 2020.

COSTA, Cíntia da Silva. Formação continuada de educadores de jovens e adultos: Caminho para a reflexão da prática? Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2008. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2020.

CRUZ, Adelson da; REIS, Maria Romana Gonçalves; e CORDEIRO, Georgina Negrão Kalife. Currículo na educação de jovens e adultos: desafios e contradições. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 2, feb. 2020. Disponível em: . Acesso em: 13 Jan. 2021.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico. 7 ed. – 8 reimpr. – São Paulo: Atlas, 2013.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-426

Refbacks

  • There are currently no refbacks.