Estudo e desenvolvimento de soluções de embalagens de água mineral de 20 litros baseadas no conceito de ergodesign / Study and development of 20 liter mineral water packaging solutions based on ergodesign concept

Gustavo De Nani Mazinetti, Luís Alexandre F. Ogasawara

Abstract


Este artigo apresenta como foco principal, uma pesquisa onde verificou-se e analisou-se os problemas de usabilidade encontrados durante o manuseio das embalagens plásticas de 20 litros de água mineral. Com base nos dados teóricos levantados, os conceitos de ergonomia estudados e nos problemas de usabilidade diagnosticados ao longo da pesquisa, desenvolveu-se protótipos para verificar se houve alguma melhora na experiência entre o usuário e o galão de água. Os protótipos desenvolvidos provaram ter um desempenho melhor em relação aos garrafões de água existentes no mercado nacional. Nesse sentido, a presente pesquisa tornou-se relevante para ampliar e aprofundar os estudos acerca do design de embalagem, gerando considerações que lançarão bases para possíveis projetos futuros.

Keywords


Design, Embalagem, Ergonomia.

References


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14222: Embalagem plástica para água mineral e potável de mesa — Garrafão retornável — Requisitos e métodos de ensaio. Rio de Janeiro. 2011.

______. NBR 14328: Embalagem plástica para água mineral e potável de mesa — Tampa para garrafão retornável — Requisitos e métodos de ensaio. Rio de Janeiro. 2011.

______. NBR 14637: Embalagem plástica para água mineral e potável de mesa — Garrafão retornável — Requisitos para lavagem, enchimento e fechamento. Rio de Janeiro. 2011.

______. NBR 14638: Embalagem plástica para água mineral e potável de mesa — Garrafão retornável — Requisitos para distribuição. Rio de Janeiro. 2011.

DUL, J.; WEERDMEESTER, B. Ergonomia prática. São Paulo: E. Blücher, 1995.

FALZON, P. Ergonomia. São Paulo: E. Blücher, 2007.

GIBSON, J.J. The ecological approach to visual perception. Boston: Houghton-Mifflin Company, 1986.

GRANDJEAN, E. Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. Porto Alegre: Bookman, 2005.

IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: E. Blücher, 1998.

______. Ergonomia: projeto e produção. 2.ed. São Paulo: E. Blücher, 2005.

PHEASANT, S. Bodyspace: antropometry, ergonomics and the design of work. Londres: Taylor & Francis, 1988.

RIO, R. P.;PIRES,L. Ergonomia: fundamentos da prática ergonômica. 3. Ed. São Paulo: LTr, 2001.

ZERBETTO, C.; SANTOS, J. A Ergonomia como base para a Avaliação das Embalagens Plásticas de 20 litros para Agrotóxicos. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v.19, n.1, p.1, 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-421

Refbacks

  • There are currently no refbacks.