Utilização do kit móvel de análise de água como ferramenta de ensino para conteúdo de Química do 2ºANO do ensino médio / Using the mobile water analysis kit as a teaching tool for high school Chemistry contente

Letícia Maria de Morais Holanda, Arielle Silva de Sousa, Josicleia Oliveira Costa, Ronaldo Cunha Coelho

Abstract


O desenvolvimento deste trabalho descrito no corpo do texto, tem como princípio uma abordagem de conceitos químicos a partir de aulas experimentais envolvendo aulas com atividades práticas correlacionadas com o dia-a-dia dos estudantes. As atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual João Climaco D’Almeida, no município de Teresina-PI, com setenta e quatro estudantes do 2º ano do ensino médio, onde tiveram aulas relacionadas aos conceitos de pH, condutividade elétrica e realizaram testes de pH e condutividade elétrica com a água do bebedouro da escola, a mesma ingerida pelos alunos. Tais testes foram realizados com o auxílio de um kit móvel de análise de água que foi levado até a sala de aula. Os testes permitiram que, ao mesmo tempo, fosse explicado, aos alunos, o conteúdo em questão, levando-os à reflexão e, consequentemente, à interação vivenciada por eles no dia-a-dia. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de uma conversa prévia e aplicação de questionário que buscou analisar o conhecimento dos alunos sobre o laboratório da escola, a frequência de realização de aulas práticas, a importância da aula prática no aprendizado dos alunos e se houver compreensão sobre os conteúdos de pH e condutividade elétrica que foram abordados. Além de demostrar a importância de atividades experimentais para auxiliar o ensino, seja dentro de um laboratório ou mesmo em sala de aula. Os resultados dessa avaliação indicaram que os alunos se sentiram motivados com a estratégia de ensino utilizado e que esta pode contribuir para um aprendizado mais significativo dos conceitos trabalhados.


Keywords


Aulas Práticas, Kit Móvel de Análise de Água, Ph, Condutividade Elétrica.

References


ARROIO, Agnaldo, O show da química: motivando o interesse científico, Quim. Nova, Vol. 29, No. 1, 173-178, 2006.

BASAGLIA, Andréia Montani; ZIMMERMANN, Alberto. A importância das atividades experimentais no Ensino de Química, 2009.

BRASIL, MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96. Brasília, MEC/SEMTEC. Disponível em: http://portal. mec. gov. br/arquivos/pdf/ldb. pdf. Acesso em, v. 14, n. 02, p. 2011, 1996.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais +: Ensino Médio; Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/ Semtec; 2002.

BRASIL. Resolução CONAMA 357, de 17 de março de 2005. Conselho Nacional de Meio Ambiente. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res05/res35705.pdf . Acesso em: 10 out. 2017

BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Manual de controle da qualidade da água para técnicos que trabalham em ETAS. Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde. Brasília: Funasa, 2014.

CHAGAS, A. P. História da Química: Teorias ácido-base do século XX; química nova na escola, teorias Ácido-Base N° 9, MAIO 1999.

FONSECA, M. R. M. Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia – Volume 1. 1. Ed. São Paulo: Editora FTD, 2013.

GALIAZZI, M. C. et al. Objetivos das Atividades Experimentais no Ensino Médio: A pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências. Ciência & Educação, v.7, n.2, 2001.

GUIMARÃES, Cleidson Carneiro. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química nova na escola, vol. 31, n° 3, agosto 2009.

LEITE, Adriana Cristina Souza; SILVA, Pollyana Alves Borges; VAZ, Ana Cristina Ribeiro. A importância das aulas práticas para alunos jovens e adultos: uma abordagem investigativa sobre a percepção dos alunos do PROEF II. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 7, n. 3, p. 166-181, 2005.

MARTINS, I.P. Problemas e perspectivas sobre a integração CTS no sistema educativo português. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2002.

NÓBREGA, Patrícia Brito Souza da; FIGUEIRÊDO, Gesivaldo Jesus Alves de. O ensino de Química contextualizado com a temática qualidade de água. Apresentação: Comunicação Oral. II COINTER PDVL. [s.l.], 2015.

OLIVEIRA, Jane Raquel Silva. A perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e suas relações com a prática da experimentação no ensino de Química. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 3, n. 3, p. 25-45, 2010.

OLIVEIRA, Olga Maria M. F. (coord.) NASCIMENTO, Daniel Barbosa do. [et. al.] Desafios para a docência em química [recurso eletrônico]: teoria e prática. São Paulo: Editora Cultura Acadêmica; Universidade Estadual Paulista; Núcleo de Educação a Distância, 2013.

PARRON, Lucilia Maria [et al.]. Manual de procedimentos de amostragem e análise físico- química de água. Dados eletrônicos. Guaraituba: Embrapa Florestas, 2011.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1985.

SANTOS, W.L.P.; e SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com acidadania. Ijuí: Unijuí, 1997.

SILVA, Joara Alves [et al.]. Importância do PIBID para os alunos do Ensino Médio. CINTEDI.s.d. s.n. s.d.

TORRALBO, Daniele; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. A “ÁGUA” COMO TEMA AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE PENSAM OS PESQUISADORES. REMEA-

Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 22, 2012.

VASCONCELLOS, Erlete Sathler; SANTOS, Wildson Luiz Pereira. Educação ambiental por meio de tema CTSA: relato e análise de experiência em sala de aula. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ), p. 1-10, 2008.

MACHADO, B. C. Avaliação da qualidade dos efluentes das lagoas de etabilização em série da Estação de Tratamento de Esgoto de Samambaia, DF para o cultivo de tilápia (Oreochromis niloticus). 2006. 126 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Brasília, DF. 2006.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-420

Refbacks

  • There are currently no refbacks.