A atuação do profissional de serviço social junto aos pacientes do CAPSI (centro de atenção psicossocial infantil) do Município de Cascavel – PR / The acting of the professional of social service with the patients of CAPSI (centre of child personal attention) of the Cascavel Municipal – PR

Thaisy de Paula Dias, Inês Terezinha Pastório, Izaque Pereira de Souza

Abstract


O presente artigo é descobramento do trabalho apresentado na IX Semana Academica e II Seminário Estadual de Serviço Social  das Faculdades Itecne de Cascavel/PR no ano de 2016[1] e tem como objetivo conhecer o trabalho/intervenção do profissional de Serviço Social no CAPSi do Município de Cascavel-PR, com a perspectiva de identificar seu cotidiano profissional, bem como o perfil dos usuários deste serviço. Visa compreender a garantia de direitos, com ênfase na Política da Saúde de forma integral, uma vez que muitas vezes esses direitos mesmo em lei nem sempre se verificam na prática, sendo muitas vezes negados. Como metodologia utlilizou-se da pesquisa bibliográfica e de campo, da realização de entrevistas com profissionais do CAPSi, sendo elaborado um termo de consentimento livre e esclarecido com as questões éticas pertinentes a legislação vigente, o qual foi assinado pelos entrevistados e autores. Como resultados foi possivel perceber esse fator de direitos não garantidos como mais uma expressão da “questão social”[2]  que cresce a cada dia, sendo portanto, um desafio para os profissionais de Serviço Social em conjunto com a equipe multiprofissional, resgatar e garantir os direitos destes cidadãos.


[1] Os anais do evento se encontram no endereço: http://itecne.com.br/social/index.php?menu=10. Vol. I - Ano 2016 ISSN 2446-5518, da Faculdade Itecne Cascavel-PR.

[2] Utilizaremos a expressão “questão social” pelo fato de a utilizarmos, neste contexto, como categoria do Serviço Social. 3A “questão social” não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e  a  burguesia,  a  qual  passa  a  exigir  outros  tipos  de  intervenção mais além da caridade e repressão. – (IAMAMOTO, 1983, p.77)


Keywords


Serviço Social. Assistente Social. Saúde Mental. CAPSi.

References


ARAUJO, S. Valéria Leite. O trabalho em oficinas terapêuticas do CAPSI de Cascavel: Caracterização de um serviço. Campus de Cascavel-PR. UNIOESTE. 2009.

BARBOSA, C. NETO, M. FONSECA, F. TAVARES, C. REIS, A. Condutas

terapêuticas de atenção às famílias da população infanto-juvenil atendida nos centros de atenção psicossocial infatojuvenis (CAPSI) do estado de São Paulo. Revista Brasileira Crescimento Desenvolvimento Humano. São Paulo, v.19, n. 2, Ago. 2009.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm Acesso em: 14 de Julho de 2016.

BRASIL. Portaria nº 189, de 20 de março de 2002. Disponível em:

Acesso em: 14 de Julho de 2016.

BRASIL. Portaria nº 336/GM, de 19 de fevereiro de 2002. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt0336_19_02_2002.html> Acesso em: 14 de Julho de 2016.

CASCAVEL. Unidades Especiais de Saude. Disponível em:

Acesso em: 14 de Julho de 2016.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Refoma Psiquiátrica. Disponível em:

Acesso em: 12 de Julho de 2016.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saude mental do SUS: os centros de atenção psicossocial. Disponível em: Acesso em 11 de Julho de 2016.

SILVA, Adriana da; LIMA, Ana Paula de; ROBERTO, Clarice; BARFKNECHT, Kátia S.; VARGAS, Lisiane Falleiro; KRANEN, Mônica e NOVELLI, Sandro. Matriciamento na Atenção Básica: Apontamentos para a III Conferência Municipal de Saúde Mental. Ano:2010. Disponível em: . Acesso em: 12 de Julho de 2016.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia Prático de Matriciamento em Saúde. Ano: 2011. Disponível em: . Acesso em: 12 de Julho de 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-417

Refbacks

  • There are currently no refbacks.