Relato de experiência sobre visita ao colégio Eduardo Claparède / Experience report on visit to Eduardo Claparède college
Abstract
O objetivo deste artigo é relatar a experiência de visita ao Colégio Eduardo Claparède, uma instituição Educacional especializada no atendimento de crianças e adolescentes com necessidades especiais, sendo estas circunstâncias que impactam na rotina e, por conseguinte, na educação. A história do Colégio Eduardo Claparède possui importante destaque no trabalho que vislumbra a educação como caminho para a inclusão, bem como o atendimento de crianças com necessidades educativas especiais, realizado na cidade de Lisboa-Portugal e consiste em uma importante representação do trabalho desenvolvido e apoiado por João dos Santos (1913-1987) psicanalista e educador de Lisboa. Essa instituição integra as fontes da pesquisa da Linha de Pesquisa História e Educação Comparada, tendo em vista as contribuições da Pedagogia Terapêutica para a Educação de Crianças, com foco na subjetividade.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; MORATO, Pedro Jorge Parrot (Org). Pedagogia Terapêutica: diálogos e estudos luso-brasileiros sobre João dos Santos. Fortaleza: edições UFC, 2016.
MEKSENAS, Paulo. Sociologia. São Paulo: Cortez, 1994.
SANTOS, João. A Casa da Praia: o psicanalista na escola. Lisboa: Livros Horizontes, 2007.
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-390
Refbacks
- There are currently no refbacks.