A importância do ensino da Língua Brasileira De Sinais - (LIBRAS) para educação infantil e formação dos professores das séries iniciais / The importance of teaching the Brazilian Sign Language - (LIBRAS) for early childhood education and training of teachers of the initial grades

Authors

  • Luciene Ferreira Azevedo
  • Rosy Mikaely Gomes Alencar

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-384

Keywords:

LIBRAS, Bilinguismo, Inclusão, Formação Docente.

Abstract

O presente estudo refere-se a importância da língua brasileira de sinais na educação infantil e a formação dos professores das séries iniciais, com o intuito de demonstrar as contribuições da libras para a comunidade surda.  A inclusão é de extrema importância, porém exige mudanças e novos recursos para que de fato isso se torne uma realidade, aceitar essas pessoas como elas são e respeitar cada uma, já é uma forma de incluí-los. Esse trabalho traz algumas discussões acerca do bilinguismo, pois o mesmo defende que é essencial a criança surda aprender a língua de sinais primeiro, visto que essa é a língua natural delas e em seguida aprender a língua portuguesa. Baseia-se em pesquisa bibliográfica e tem como base metodológica o método dedutivo com abordagem qualitativa. A história do povo surdo no Brasil e no mundo é muito triste, marcada pelo preconceito e atos de crueldade, durante muito tempo foram vistos como incapazes e ineducáveis e eram obrigados a usar a língua oficial do seu país, ou seja, a oralidade, porém com o passar dos anos essa realidade foi se transformando e hoje elas têm a língua brasileira de sinais e através da sua conquista, podem se comunicar com surdos e ouvintes que fazem uso dela. A partir disso percebe-se que a sociedade não valoriza uma classe minoritária e com isso vem a desigualdade e o preconceito, desta forma, defende-se uma inclusão de qualidade onde todos tenham educação de qualidade e com direito de aprendizagem iguais.

References

ALMEIDA; E, D; A Formação do professor e a Inclusão do aluno surdo na educação infantil. São Paulo, 2014.

ALMEIDA; A, O: FONSECA; M, C.V: LIBRAS: A inclusão de surdos na escola regular, volta redonda, 2019.

ANDRADE, Sofia de Andrade e. O Design de serviços como ferramenta para o estudo de contextos de ensino e aprendizagem do aluno surdo: uma observação do curso de letras - LIBRAS da UFRN. Natal. 2017.

ARANTES, A, C, F, F, S; PIRES, E, M. A importância da formação de professor bilíngue na educação do surdo. Alagoas 2012.

BENCHIMOL. L. A. Bilinguismo, Educação e escolas bilíngues. Rio de Janeiro. 2011.

BINOTTO; G, S. A Formação continuada e a prática docente na educação infantil. Rio Grande do sul, 2016.

BRASIL, 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.

BRASIL, 5.626 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

CASTRO, R. P. C. Inclusão de crianças surdas no ensino infantil da rede pública. Fortaleza. 2013.

CARVALHO, J. C. B. Considerações sobre a aquisição da LIBRAS e do português escrito por um surdo em um contexto bilíngue. Recife. 2015.

CHAVES; A, M. Q; CINTRA, R C.G; SALMAZIO; L, G M: Formação do Professor da Educação Infantil: Infância, Criança e ludicidade, Curitiba. 2013.

CONDE, P. S; Práticas pedagógicas desenvolvidas no atendimento educacional a criança público alvo da educação especial em uma instituição de Educação infantil. Vitória. 2015.

CORTE; A, D; LEMKE; C, K; O estágio supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar. Maranhão. 2015.

CULAU, J. C; LIRA, D; ESPONCHIADO, D, A. M. Inclusão na educação infantil: um estudo a partir da legislação e da escola. Rio Grande do Sul. 2015.

FERREIRA, F, M, R. Formação Docente: Concepções sobre o contexto bilíngue de ensino para surdos. Minas Gerais. 2016

FINGER, I, V. M. Proposta de questionário de histórico de linguagem e auto avaliação de proficiência para professores ouvintes bilíngues libras/língua portuguesa. Londrina. 2014.

FRANZOL, Elenara Borges Silveira. Interações da criança surda em escola comum: Interações da criança surda em escola comum. 2016. 99 f. Tese (doutorado) – Curso de Educação - Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul. 2016.

HOEXTER, Flávia, Queiroz: Educação bilíngue na educação infantil. São Paulo. 2017.

JUNQUEIRA, Anna Souza Lima. Bilinguismo Na Educação Infantil: implicações para o desenvolvimento sociocultural em escola internacional. Rio de Janeiro. 2016.

JUSTUS, Ferreira Luísa Bischof. Língua brasileira de sinais - libras, língua natural do sujeito surdo. Santa Cruz. 2016.

KATALAI, PATRÍCIA. As principais metodologias utilizadas na educação dos surdos no Brasil. Paraná, 2012.

KLEIN, A, F. Uma proposta bilíngue na educação infantil: Libras – Português. Horizontina. 2011.

LIMA, A, V. A Importância da sala de atendimento educacional especializado - AEE. Paraíba. 2016.

LIMA, M, A, S. Educação Bilíngue, Identidades e Culturas Surdas: Em busca de um norte em cruzeiro do sul. Manaus – AM. 2015.

LIMA, M, E, P; SANTOS, U, S. AEE para surdos: O legal e o real. João Pessoa/PB. 2014 .

LINHARES. F, R; MACEDO, S, M. F. O pedagogo- professor na educação infantil: desafios na relação teoria e prática do cuidar e educar. Rio Grande do Norte. 2017.

MACHADO, L, M, C; LOPES, M, C. A constituição de uma educação bilíngue e a formação dos professores de surdo. Espírito Santo. 2016.

MENDES, A. Q. S; FIGUEIREDO, F; RIBEIRO, A, C. A inclusão de alunos surdos na escola regular; aspectos linguísticos e pedagógicos. Bahia. 2015.

MENDONÇA, L, M; CARVALHO, T. W; DOMINGUES, L, S. A importância da LIBRAS como componente curricular na educação básica. Goiás. 2018.

MENESÊS, H, N. A Formação dos professores que atuam com alunos surdos no ensino regular no município de Marabá- Pará Brasil. Lisboa. 2016.

MIRANDA, M. A. M. A inclusão de alunos surdos em classe comum do ensino regular. Minas Gerais, 2010.

MOURA, A. A; FREIRE, E, L; FELIX, N, M. Escolas bilíngues para surdos in brasil: uma luta a ser conquistada. Ceará. 2017.

MOURA, D, R; VIEIRA, C, R. A Atual proposta bilíngue para educação de surdos em prol de uma educação inclusiva. São Paulo. 2011.

MOTA, L, L. Adequações curriculares para a escolarização de alunos com surdez em escola comum do ensino regular. Um estudo de caso. Minas Gerais. 2010.

NUNES, A, P, P; NEGOCIO, P, A, F. A importância e o atendimento educacional especializado (AEE) e do auxiliar na educação de crianças com deficiência. Rio Grande do Norte. 2015.

NUNES JOSE, R. S. LIBRAS. Um projeto para o ensino fundamental de nove anos. Itaituba. 2018.

OLIVEIRA, F, B. Desafios na inclusão dos surdos e o intérprete de libras. Mandaguari. 2012.

PAES, Marcela Polatto. Educação infantil e ensino bilíngue: Reflexões acerca desta proposta no contexto da sociedade capitalista. Curitiba. 2013.

PALMA, N, O. LIBRAS: Instrumento de inclusão escolar do aluno surdo. São Joaquim. 2012.

PEREIRA, Guilherme Wilisgnton Tavares. A libras no contexto educacional dos professores das escolas municipais do bairro Codó novo na cidade de Codó - MA. 2016. 19 f. Tese (Doutorado) – Curso de letras, Universidade Federal do Maranhão. Codó – MA. 2016.

POSSIDENTE, M, A, C. A criança surda na educação infantil e a produção de cultura no processo de inclusão": o que muda ou cala"? Campinas. 2014.

ROSA, D, G. Educação e Surdez - Em defesa da língua de sinais para a inclusão social dos surdos. Rio de Janeiro. 2013

SANCHES, S, M, L. Um histórico de evolução da língua brasileira de sinais e sua importância na educação de surdos. Curitiba. 2016.

SANTOS, E, P. O processo de inclusão do aluno surdo no ensino regular: estudo de caso. Lisboa. 2019.

SANTOS, S. S. O bilinguismo como proposta inclusiva para surdos no processo inicial da escolarização. Fortaleza. 2013.

SANTOS, V, S. A importância do ensino de LIBRAS - língua brasileira de sinais no contexto escolar. Bahia. 2018.

SCHUBERT, SILVANA. E. M. A formação inicial e continuada de professores de surdos: educação bilíngue e educação inclusiva, como estão as produções sobre esse tema? Rio de Janeiro. 2016.

SILVA, A. L. Ensino de língua portuguesa para surdos: das abordagem teóricas a prática pedagógica, Paraíba, 2013.

SILVA, R. M. G; SILVA, D. M. A. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): direitos e desafios na educação dos surdos e na formação de professores. Araguatins. 2019.

SILVEIRA, J. N. Inclusão de alunos surdos no ensino regular. Medianeira. 2013.

SOUZA, A, C, S. Educação bilíngue para surdos: perspectivas e construções, Minas Gerais. 2010.

SOUZA, V, A; SILVA, F, O; BUIATTI, V, P. Formação De Professores para a Educação de Alunos Surdos. Uberaba-MG. 2015.

SOUSA, Viviane: A importância do papel do intérprete de LIBRAS no processo de aprendizagem do aluno surdo em sala de aula na escolas de ensino comum. São Paulo. 2015.

SOUZA, R. A; GALVARRO, R. B. S. O surdo e o atendimento educacional especializado em sala de recursos multifuncionais: Análise comparativa entre o posto e o feito. Aquidauana. 2015.

TELES, D. A; VERÁS, F. S. O; ARAÚJO, L. C. O aluno surdo na escola regular: Os desafios da inclusão. Piauí. 2019.

Published

2021-01-20

How to Cite

Azevedo, L. F., & Alencar, R. M. G. (2021). A importância do ensino da Língua Brasileira De Sinais - (LIBRAS) para educação infantil e formação dos professores das séries iniciais / The importance of teaching the Brazilian Sign Language - (LIBRAS) for early childhood education and training of teachers of the initial grades. Brazilian Journal of Development, 7(1), 5648–5671. https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-384

Issue

Section

Original Papers