Uso de suplementos alimentares por alunos do IFTM – Campus Uberlândia / Use of food supplements by IFTM students - Campus Uberlândia

Nathália Pinheiro Barbosa Souza, Fernando Caixeta

Abstract


A utilização de suplementos alimentares tem-se tornado cada vez mais popular entre praticantes de atividades físicas, entretanto, o uso inadequado e sem orientação pode acarretar em problemas de saúde. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi verificar o uso de suplementos nutricionais por adolescentes, alunos do IFTM Uberlândia praticantes de atividade física. Para tanto, confeccionou-se questionário semiestruturado e após pré-teste realizado aplicou-se a 50 jovens, de ambos os sexos, de modo não probabilístico por conveniência. Os resultados foram tabulados utilizando estatística descritiva com o apoio do software excell. Os resultados obtidos indicam que 20% dos entrevistados utilizam ou já utilizaram suplementos proteicos, e 14% tem um acompanhamento regular com o nutricionista. O Whey Protein se destacou como o suplemento nutricional mais consumido entre a população em estudo. Pode-se concluir que a prevalência do uso de suplementos alimentares é relativamente significativa e confirma que há necessidade de mais informações e estudos sobre as consequências da utilização desinformada dos suplementos alimentares.

 

 


Keywords


Suplementos Nutricionais, Atividade Física, Nutrição Esportiva.

References


BELINI, M. R. L.; SILVA, M.; HRING, L. Utilização de suplementos nutricionais por adolescentes praticantes de musculação em academias da cidade de Campo Mourão-PR. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 9. n. 54. p.553-562. Nov./Dez. 2015.

CARDOSO, D. O.; MADERS, R. J.; VIEIRA, L. C. R. Conhecimento e atitudes sobre nutrição e exercício físico de frequentadores de academias de ginástica de Itaituba/ PA. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 10. n. 58. p.474-481. Jul./Ago. 2016.

DA SILVA, Ana Caroliny Guedes; JUNIOR, Omero Martins Rodrigues. Riscos e benefícios no uso de suplementos nutricionais na atividade física. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 12, p. 96770-96784, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/21370/17140. Acesso em 26 de dezembro de 2020.

GOMES, I. M. Como elaborar uma pesquisa de mercado. Manuais como elaborar. Belo Horizonte: SEBRAE MINAS, 2013.

KUBOTANI, G. K. Consumo de suplementos alimentares por adolescentes e adultos praticantes de exercícios físicos de uma academia de Porto Velho-RO. Porto velho: UNIR. TCC no Departamento de Educação Física. 2012.

LINHARES, T. C.; LIMA, R. M. Prevalência do uso de suplementos alimentares por praticantes de musculação nas academias de Campos dos Gaytacazes/RJ, Brasil. Vértices, v. 8, n. 1/3, jan./dez. 2006.

PACHECO, J. J. Prevalência no uso de suplementos alimentares por frequentadores de academias em diferentes regiões do Brasil. s/d. Disponível em: http://www.ieda.edu.br/transversal/downloads/edicao7/8-prevalencia-no-uso-de-suplementos-alimentares-por-frequentadores-de-academias.pdf. Acesso em 18 de agosto de 2016.

SANTOS, A. N. S.; FIGUEIREDO, M. A.; GALVÃO, G. K. C.; SILVA, J. S. L. da; SILVA, M. G. F. Da; NEGROMONTE, A. G.; ALMEIDA, A. M. R. Consumo alimentar de praticantes de musculação em academias na cidade de Pesqueira-PE. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 10. n. 55. p.68-78. Jan./Fev. 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-377

Refbacks

  • There are currently no refbacks.