Brincar, manipular e criar: descobrindo o mundo das sensações com atividades significativas em creche / Playing, manipulating and creating: discovering the world of sensations with significant activities in nursery school

Nilcia Moraes Costa

Abstract


Este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências e atividades/situações que foram desenvolvidas com crianças em creches de idade entre dois e três anos, tendo em vista que este é nesse período em que elas descobrem o mundo a partir das sensações, uma vez que estão na fase manipulatória. A análise se dá a partir dos resultados do estágio em uma creche escola municipal de São Luís. A pesquisa é de cunho bibliográficas e de campo, desenvolvida durante a realização do Estágio em Docência na Educação Infantil ofertada pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Onde projeto Brincar. Manipular e Criar: Descobrindo o mundo das sensações com atividades significativas em creche” foi pensado de modo a permitir uma aproximação real com os interesses dessas crianças em creche, proporcionando situações de aprendizagens infantis, que fossem prazerosas e significativas para as crianças pequenas.


Keywords


Creche, Criança, Manipular, Sensações.

References


ARIÈS, Philippe. História social da Criança e da Família.2 . ed. Rio de Janeiro: Ltc, 2006.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (Lei nº 9394/96), de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: < www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014 / 2014 /lei/l13005.htm> Acesso em: 28 de junho de 2016.

FERREIRA, Edith M. B; CORREIA, Joelma R [Carta 2]. 20, dez. 2015. São Luís. Estagiários. São Luís.5f. Observar e ouvir as crianças: caminho promissor para o estágio como pesquisa.

KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira-Thomson Learning, 2002.

LEONTIEV, A. N. uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. VIGOSTKII, L.S; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem.7 ed. São Paulo: Ícone, 2001.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes. et al. Creches: Crianças faz de conta & cia. Petrópolis: Vozes, 2002.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-364

Refbacks

  • There are currently no refbacks.