O protagonismo juvenil nas produções do tipo dissertativo-argumentativo: Um viés de letramento e retextualização / The youth protagonism in the dissertation-argumentative type of productions: A bias of literacy and retextualization

Authors

  • Elisângela Campos Damasceno Sarmento
  • Fernanda Viana de Castro
  • Josélia Paes Ribeiro de Souza

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-362

Keywords:

Tipo dissertativo-argumentativo, Letramento, Retextualização, Protagonismo juvenil, Ensino Médio.

Abstract

O letramento e a retextualização configuram-se como ferramentas pedagógicas indispensáveis à proficiência escritora da Educação Básica e à competência linguística do tipo dissertativo-argumentativo, quando os estudantes do 3º ano do Ensino Médio se lançam à preparação redacional para o ENEM. Este resumo apresenta como objetivo analisar o (re) fazer do tipo dissertativo-argumentativo dos alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Médio em Mineração do IFPI – Campus Paulistana, durante o ano letivo de 2019, num viés de letramento e retextualização. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de cunho qualitativo, a partir das categorias temáticas, expostas por Bardin (2011). Nesse sentido, os principais resultados sinalizaram que, com as práticas de letramento e retextualização, ocorreu um processo de evolução na produção do tipo dissertativo-argumentativo dos alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Médio em Mineração do IFPI – Campus Paulistana, elevando a qualidade dos níveis de coesão e coerência; informatividade (progressão de ideias em defesa de um ponto de vista) e intertextualidade (a habilidade de recorrer às diversas áreas do conhecimento), visando ao fortalecimento da argumentação. Ademais, observou-se a ascendência da linguagem formal e a melhoria de aspectos gramaticais, contribuindo para o aumento na nota da redação do ENEM, constatando, assim, que, com protagonismo, os estudantes podem alcançar uma qualidade textual que os coloque num patamar de competência escritora.

References

ABAURRE, Maria Bernadete M. et al. Considerações sobre a utilização de um paradigma indiciário na análise de refacção textual. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, 1995.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BEAUGRANDE, Robert Alain de? DRESSLER, Wolfgang Ulrich. Introduction to text linguistics. London: Longman, 1981.

COLARES, Virgínia. Estratégia de retextualização: um estudo de caso da TD Nº 0201/FO2A. Interlocuções, Recife, v. 1, n. 2, p. 100240, jul. – dez. 2001.

COSTA VAL, M. da. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

DELL’ ISOLA, Regina Lúcia. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

HABERMAS, Jürgen. Comentários à Ética do Discurso. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça? TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 1993.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Atividades de (re)textualização em práticas acadêmicas: Um estudo do resumo. Scripta , Belo Horizonte, v. 6, n. 11, 2002.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento, 2° ed. São Paulo: Contexto, 2004.

_______. Letramento: Um Tema em Três Gêneros. 4. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Published

2021-01-20

How to Cite

Sarmento, E. C. D., Castro, F. V. de, & Souza, J. P. R. de. (2021). O protagonismo juvenil nas produções do tipo dissertativo-argumentativo: Um viés de letramento e retextualização / The youth protagonism in the dissertation-argumentative type of productions: A bias of literacy and retextualization. Brazilian Journal of Development, 7(1), 5349–5361. https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-362

Issue

Section

Original Papers