Memória do sertão: arquitetura religiosa de pau dos ferros / Sertão memory: religious architecture of pau dos ferros

Authors

  • Anna Cristina Andrade Ferreira
  • Erica Thalia Rocha da Fonseca
  • Hierro Giovanni Santos de França
  • Maressa de Oliveira Steine Steinel

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-351

Keywords:

Arquitetura Religiosa, Memória, Pau dos Ferros, Nordeste.

Abstract

O território brasileiro configura um espaço rico em demonstrações de diversidade cultural, que se refletem em sua arquitetura. Ao tratarmos da região nordeste, observamos que as cidades guardam exemplares arquitetônicos com tipologias variadas. O conhecimento sobre o papel da arquitetura na evolução de Pau dos Ferros/RN, e os aspectos socioculturais que ai se inserem, configura uma contribuição importante no entendimento da formação das cidades do Nordeste e os modos de produção empregados ao longo de sua evolução. Assim, o objetivo principal dessa pesquisa é conhecer, através da pesquisa bibliográfica e do trabalho de campo, e catalogar os principais exemplares arquitetônicos encontrados nas cidades do sertão nordestino produzindo um acervo de consulta digital, na forma de site, intitulado “Memória do Sertão”, que auxiliará em pesquisas acadêmica e ações de ensino, desde as séries primárias até a graduação. A primeira etapa se voltou para a cidade de Pau dos Ferros/RN, buscando entender suas características estilísticas e de tipologias. A pesquisa busca ampliar o conhecimento da arquitetura produzida no interior do Nordeste, conhecendo os materiais, a forma de construir, as influências ali aplicadas. Neste artigo nos focaremos na arquitetura religiosa da cidade, que por décadas se configurou como a principal paróquia da região, com uma das igrejas matrizes mais antigas. A falta de conhecimento e interesse dos órgãos de preservação fez com que este patrimônio fosse completamente descaracterizado, e os poucos registros existentes são insuficientes para demonstrar todas as suas características, o que justifica, mais uma vez, a realização deste estudo.

References

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Secretaria de Desenvolvimento Territorial. Plano territorial de desenvolvimento Rural Sustentável do Alto Oeste Potiguar - PTDRS. Brasília: EDITORA, 2010. Disponível em: http://sit.mda.gov.br/download/ptdrs/ptdrs_qua_territorio032.pdf Acessado em 05 de maio de 2018.

BENEVOLO, Leonardo. História da Cidade. São Paulo: Perspectiva, 1996.

FERREIRA, Angela Lúcia; SAMPAIO, Ana Lígia Pessoa. Entre o Céu e a Terra: Aspectos da Religiosidade na Constituição Territorial de Pau Dos Ferros/Brasil. In: Anais do Urbicentros V: Centralidades Periféricas/Periferias Centrais. João Pessoa: UFPB, 2016.

CARVALHO, Benjamim de. A História da Arquitetura. Rio de Janeiro: Ed. Tecnoprint, 1964. Edições de Ouro.

CORREIA, José Eduardo Horta. Arquitetura Portuguesa: renascimento, maneirismo, estilo chão. Lisboa: Editorial Presença, 2002.

DANTAS, Joseney Rodrigues de Queiroz; CLEMENTINO, Maria do Livramento Miranda; FRANÇA, Rosana Silva de. A cidade média interiorizada: Pau dos Ferros no desenvolvimento regional. In: Revista Tecnologia e Sociedade, v. 11, n. 23. Curitiba: UTFPR, 2015. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3155/2426>. Acessado em 25 de janeiro de 2018.

ÉDER, Rodrigo. A Paróquia. Blog Cultura Pauferrense. 2014. Disponível em:

<http://culturapauferrense.blogspot.com/> Acessado em: 27 de abril de 2018.

HOLANDA, José Edmilson de. Pau dos Ferros: Crônicas, fatos e pessoas. Volume I. Pau dos Ferros: S/E, 2006.

______. Pau dos Ferros: Crônicas, fatos e pessoas. Volume II. Pau dos Ferros: S/E, 2011. PRAXEDES, Lediane Leite; BEZERRA, Josué Alencar. Registros recentes sobre a expansão urbana e a especulação imobiliária da/na cidade de Pau dos Ferros-RN. In: Revista Caminhos de Geografia. v. 13, n. 43. Uberlândia: Instituto de Geografia/Programa de Pós- graduação em Geografia/UFU, out/2012. p. 188–203. Disponível em:

<http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/>. Acessado em 20 de abril de 2018. REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da arquitetura no Brasil. 4.ed. São Paulo: Perspectiva, 1978.

ROCHA, Ana Maria Gondim; PAIVA, Maria do Socorro de.; BEZERRA, Maria do Carmo Costa. Pau dos Ferros: Sua origem e desenvolvimento. Pau dos Ferros: Prefeitura Municipal, 1972.

SANTOS, Antônio Carlos; ALVES, Larissa da Silva Ferreira. Produção do espaço urbano da cidade de Pau dos Ferros - RN: análise da tendência de valorização fundiária do Bairro São Geraldo. In: Boletim de geografia. v. 33, n. 2. Maringá: UEM, mai.-ago. de 2015. p. 73-88.

TEIXEIRA, Rubenilson Brazão. In: Confins: Revista franco-brasilera de geografia. Dossiê Rio Grande do Norte, Nº 32, 2017. Disponível em: https://journals.openedition.org/confins/12355 Acessado em 20 de abril de 2018.

Published

2021-01-20

How to Cite

Ferreira, A. C. A., Fonseca, E. T. R. da, França, H. G. S. de, & Steinel, M. de O. S. (2021). Memória do sertão: arquitetura religiosa de pau dos ferros / Sertão memory: religious architecture of pau dos ferros. Brazilian Journal of Development, 7(1), 5192–51202. https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-351

Issue

Section

Original Papers