Um olhar sobre a proficiência leitora e matemática dos alunos de 9º ano / A look at the reading and mathematical proficiency of 9th grade students

Authors

  • Joselita dos Santos Lima Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Railda Brito de Aquino
  • Aline Rosario de Jesus Andrade
  • Laert Pereira da Silva Junior
  • Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-345

Keywords:

Ação Prova Brasil. Conscientização. Competências. Nível de Proficiência.

Abstract

O presente relato parte de uma ação experienciada por professores formadores do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR). Programa do Ministério da Educação (MEC), desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), em parceria com o Núcleo Territorial de Ensino - Portal do Sertão (NTE 19), situado na cidade de Feira de Santana. Das demais ações do projeto em 2017 relacionadas à vida pedagógica das escolas desse núcleo, destacou-se a Ação Prova Brasil, a qual objetivou aumentar os níveis de desempenho linguístico e matemático e, consequentemente, elevar a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC), mais conhecida como Prova Brasil, faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O exame é aplicado a cada dois anos, e seus resultados são utilizados para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), usado para desenvolver e implementar políticas públicas nessa área. Desta forma, a Ação Prova Brasil consistiu em mobilizar e conscientizar os alunos, bem como gestores e professores de escolas da sede do Núcleo de Tecnologia e Ensino (NTE 19) para a realização da Avaliação com compromisso e responsabilidade. Para tanto, foi utilizado o método indutivo, através da observação da realidade vivida e análise dos resultados obtidos.

References

ARAÚJO, Andréa Cristina Marques de; GOUVEIA, Luis Borges. A avaliação do desempenho escolar como ferramenta de exclusão social. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n.12, p. 97947-97954 dec. 2020.

BERTICELLI, Danilene Gullich Donin; MOURA, Dhuly Fabiula de; BORTOLETTO, Diovanna. Ensinando matemática pela resolução de problemas – Uma experiência pedagógica no Ensino Fundamental I. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n.12, p.97325-97340dec. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação 2009: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008.

________. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação 2011: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008.

DEMO, Pedro. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

FEUERSTEIN, Reuven et al. Além da inteligência: aprendizagem mediada e a capacidade de mudança do cérebro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e Formação Profissional. 17. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Published

2021-01-20

How to Cite

Lima, J. dos S., de Aquino, R. B., Andrade, A. R. de J., da Silva Junior, L. P., & Carneiro, S. N. V. (2021). Um olhar sobre a proficiência leitora e matemática dos alunos de 9º ano / A look at the reading and mathematical proficiency of 9th grade students. Brazilian Journal of Development, 7(1), 5089–5103. https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-345

Issue

Section

Original Papers