Metodologia para inspeção e avaliação da segurança e durabilidade de estruturas de concreto armado / Methodology for inspection and evaluation of the safety and durability of reinforced concrete structures

Angelica Gasparetto, João da Costa Pantoja, João da Costa Pantoja, Fernando Busato Ramires, Fernando Busato Ramires

Abstract


A avaliação de estruturas existentes em concreto armado e posterior planejamento de intervenções requer conhecimentos específicos provindos de diferentes fontes e áreas técnicas. O processo de análise e simulação computacional que auxilia o diagnóstico da estrutura e seu processo de reabilitação deve ser calibrado por meio do uso de dados obtidos via inspeção sistemática e rigorosa que leve em consideração as condições de exposição e deterioração presentes na mesma. O presente artigo apresenta uma proposta de metodologia que abrange as diferentes fases consideradas na avaliação estrutural de estruturas existentes de concreto armado desde a fase inicial de diagnóstico e inspeção até a avaliação dos níveis de segurança e durabilidade, obtidos via simulação computacional, para tomada de decisão com relação ao tipo de intervenção a ser realizada. Um estudo de caso com uma avaliação de uma  estrutura existente em concreto armado com presença de um processo de deterioração em andamento é mostrado e seus principais aspectos analisados. Os resultados obtidos nos campos de deslocamentos e esforços, modificados pelo processo de deterioração, demostram a eficácia da metodologia proposta e seu auxílio no processo de tomada de decisão com relação a reabilitação.


Keywords


recuperação de estruturas, durabilidade, concreto armado.

References


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro, 2014.

ACI, American Concrete Institute. Code Requirements for Assessment, Repair, and Rehabilitation of Existing Concrete Structures (ACI 562-16) and Commentary, 2016.

CASTRO, E. K. (1994). Desenvolvimento de metodologia para manutenção de estruturas de concreto armado. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 129p, dezembro.

COUTO, D., CARVALHO, M., CINTRA, A., HELENE, P. Estruturas de concreto. Contribuição à análise da segurança em estruturas existentes, IBRACON Structures and Materials Journal, vol. 8, nº 3, p. 365-389, 2015.

MAZER, WELLINGTON. Inspeção e ensaios em estruturas de concreto. Curitiba, 2012.

MENON, N. V.; RISSON, A. V.; ARCINE, M. F. Sistema de ancoragem por cordão de fibras de carbono em vigas reforçadas à flexão com PRFC -estudo experimental. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 4303–4308, 2020.

PANTOJA, J. C., VARUM, H., HENRIQUES, A.A. (2018). Metodologia Probabilística para Avaliação com Estrutura Existente em Betão Armado. Encontro Nacional do Betão Estrutural, BE 2018, LNEC, Lisboa, Portugal.

REIS, Matheus Nunes; OLIVEIRA, Jorge Antonio da Cunha; LIMA, Jocinez Nogueira. Avaliação, análise e reforço da estrutura de edificação em concreto armado: estudo de caso em Brasília. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 17248–17262, 2019.

SILVA, Marly Terezinha Quadri Simões et al. Parâmetros de cálculo para pilares medianamente esbeltos com diferentes fck’s e camadas de fibra de carbono. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 31653–31666, 2019.

TUUTTI, K. (1982), Corrosion of Steel in concrete, Swedish cement and Concrete Research Institute, Stockholm, 469p.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-336

Refbacks

  • There are currently no refbacks.