A guerra imunológica das células contra os patógenos: a proposta de um modelo didático tridimensional de baixo custo para simulação da resposta imune celular mediada por linfócitos T CD8+ / The immunological war of cells against pathogens: the proposal of a low cost three-dimensional didactic model for simulating the immune cellular response mediated by T CD8+ lymphocytes

Tiago Maretti Gonçalves

Abstract


Em detrimento a pandemia de COVID-19 que o mundo vem enfrentando, os assuntos relacionados a Imunologia estão cada vez mais em voga, despertando a atenção de todos na sociedade. No ensino superior, mais precisamente em cursos de Ciências da Vida, os tópicos que retratam os assuntos sobre imunidade e resposta imune é a área da Imunologia. Dotada de um vasto conteúdo, muito das vezes complexo e abstrato, essa área é relatada pelos alunos como de compreensão podendo desmotivar o aprendizado. Desta forma, neste artigo, propomos a construção e implementação de um modelo didático tridimensional que simula a resposta imune celular mediada pelos linfócitos T CD8 + no organismo humano.Construído com materiais simples e de baixo custo como isopor, tinta acrílica e até mesmo fios elétricos coloridos, o modelo didático aborda desde o evento de infecção celular pelos patógenos, desencadeando uma resposta imune da célula infectada, culminando assim com a morte do agente infeccioso livrando o organismo da doença. Desta maneira, acreditamos que a prática do modelo didático tridimensional de baixo custo proposto pode facilitar o ensino e a aprendizagem dos alunos tornando o assunto mais cativante propiciando ao docente efetuar uma discussão e problematização do que foi abordado potencializando ainda mais aprendizagem dos alunos.

 

 


Keywords


Material didático, Ensino, Imunologia, Resposta imune, linfócitos.

References


ABBAS, A.K.; LICHTMAN, A.H.; PILLAI, S. Imunologia Celular e Molecular. 8ᵃ Edição. Elsevier, 2015

GIORDAN, A.; VECCHI, G. Do saber das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 222 p. 2015.

QUEIROS, J. R. A.; REGIS, L. B. LUCENA LIMA, L. A.; SANTOS, A. S.; MOTA, E. F. Elaboração de modelo didático na disciplina de Imunologia para auxiliar o ensino da hipersensibilidade do tipo IV. Encontros Universitários da UFC, v. 2, n. 1, p. 2662.

SETÚVAL, F. A. R.; BEJARANO, N. R. R. Modelos didáticos com conteúdo de Genética e a sua importância na formação inicial de professores para o ensino de Ciências e Biologia. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7, 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, 2009. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2020.

SILVA, D. M. A. P. Formação docente em tecnologias digitais: em busca do caminho. Porto Alegre, 2012. Disponível em:

.

Acesso em: 14 nov. 2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-329

Refbacks

  • There are currently no refbacks.