Formulação, preparação, e avaliação sensorial de hambúrguer da carne de caprinos de descarte com diferentes teores da gordura/ Formulation, preparation, and sensory evaluation of disposable goat meat hamburger with different fat contents

Franky Soedirlan Resosemito, José Carlos Quadros Morais, Taisa Layane Salazar Queiroz, Francisca das Chagas da Silva Ferreira, Cleidiana Furtado Teixeira Belfort, Hemily Eduarda Santos Lopes, Andressa Ellen Castro Sousa, Kevin Gabriel Almeida Kasantaroeno

Abstract


O principal objetivo deste trabalho é elaborar e avaliar sensorialmente hambúrguer da carne caprina utilizando carne caprina de animais de descarte com diferentes teores de gordura suíno.Foram utilizados carne dos caprinos de descarte proveniente de animais adultos sem distinção de raça, obtida da desossa integral da carcaça inteira, foi cortada em pequenos blocos e moída conjuntamente com toucinho suíno (na proporção de 10%, 15% e 20% da massa de carne) em discos de 6 mm. A carne, gordura e os outros ingredientes foram colocados em misturadeira e moldados na forma de hambúrgueres e congelada em freezer a –18°C. O hambúrguer foi servido após assada em margarina, tal como hambúrguer comercial, em cubos de aproximadamente 1,5 cm de lado. Foram analisados a intenção de compra e freqüência de consumo, além da opinião sobre a cor, odor, textura e sabor do produto. De acordo com os resultados pode-se dizer que a F3 do hambúrguer caprino foi melhor avaliada pelos julgadores, tanto para as propriedades sensoriais como para a intenção de compras. A boa aceitabilidade e a intenção de compra de 74,5 % dos provadores confirmam o potencial tecnológico da carne de caprinos de descarte. Esse resultado é advindo, provavelmente da maior maciez e suculência devido a presença da gordura satisfatório na formulação. Como a carne de descarte é uma matéria-prima de baixo custo, a elaboração de hambúrgueres permite um melhor aproveitamento das mesmas, diversificação os produtos oferecidos, agregando valor ao produto e contribui com a melhoria de renda dos produtores e conseqüente desenvolvimento do agronegócio.


Keywords


aceitação global, avaliação sensorial, hambúrguer da carne de caprinos de descarte.

References


BRASIL. Ministério da Agricultura e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 20 de 31 de julho de 2000. Anexo IV- Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Hambúrguer. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 2000.

MADRUGA, M. S. Carne Caprina: Uma Alternativa para o Nordeste. Palestra proferida no 1º Simpósio de Produção Animal do Nordeste, SEBRAE/PE – 1999.

MADRUGA, M. S. Fatores que Afetam a Qualidade da Carne Caprina e Ovina. In: 2º SINCORTE – SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE CAPRINOS E OVINOS DE CORTE. Anais. EMEPA: João Pessoa, p.417-432, 2003.

MADRUGA, M. S. Processamento e Características Físicas e Organolépticas das Carnes Caprina e Ovina. IV Semana da Caprinocultura e Ovino¬cultura Brasileira. Embrapa Caprinos. Anais de palestra. Sobral: Caprinos - CE, 2004.

MELO, W. de O.; ALBURQUEQUE, G. D. P.; SILVA FILHO, A. V. A. de; FREITAS, B. H. C. de; CÂNDIDO, E. P. Mercado consumidor de carne caprina e ovina do município de Capanema, Estado do Pará. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 5, p.31845-31862, may. 2020. ISSN 2525-8761

METRI, J. C.; ANDRADE, S. A. C.; MACHADO, E. C. L.; SHINOHARA, N. K. S.; BISCONTINI, T. M. B. Controle Bacteriológico de Carne Caprina para Elaboração de Hambúrguer Caprino Defumado. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.58, n.3, p.427-431, 2006.

MITTAL, G. S.; BARBUT, S. Effects of fat reduction on frankfurters goats: physical and sensory characteristics. Food Research International, Oxford, v.27, n.5, p.425-431, 1994.

SOBRINHO, A. G. S.; NETO, S. G. Produção de Carne Caprina e Cortes da Carcaça. Jaboticabal: FCAV, p.17, 2001. Disponível em: http://www.capritec.com.br/ Acessado em: 21 de junho de 2012.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-325

Refbacks

  • There are currently no refbacks.