Um estudo com egressos do pet conexão agronegócio: avaliando a inserção profissional e a influência do programa / A study with egresses from pet agribusiness connection: evaluating professional insertion and the influence of the program
Abstract
O Programa de Educação Tutorial (PET) tem como objetivo promover uma formação ampla e de qualidade aos estudantes de graduação, que desenvolvem diversas atividades extracurriculares orientadas pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão sob a tutoria de um professor. A pesquisa tem como objetivo conhecer o perfil dos egressos do PET Conexões Agronegócio dos cursos de zootecnia, enologia e tecnologia em agronegócio da Unipampa. Trata-se de um estudo descritivo, qualiquantitativo. Com a proposta de avaliar a atual situação dos egressos, frente ao mercado de trabalho ou programas de pós-graduação, foi desenvolvido um questionário online na plataforma Google Formulários, dividido em duas seções. A primeira sessão contou com questionamentos sobre a posição atual do egresso no mercado de trabalho. Na segunda seção foi questionado sobre a relevância do programa e do PET Agronegócio na vida dos egressos. O questionário foi disponibilizado virtualmente aos egressos para que os mesmos respondessem, ao total foram recebidas 37 (trinta e sete) respostas. Após recebidas todas as respostas dos egressos, os dados foram tabulados em planilhas eletrônicas para melhor manipulação e então realizadas as análises exploratórias no ambiente R (R Core Team, 2018). Os resultados demonstraram que 21 egressos concluíram o mestrado, 16 concluíram especialização, 18 estão realizando uma pós graduação e 17 respondentes estão trabalhando na área. Os resultados demonstram que os egressos do PET estão ativamente no mercado de trabalho, então retornando à sociedade aquilo que lhes foi investido. Quando perguntados se voltariam a integrar um grupo PET novamente se tivessem oportunidade de fazer outra graduação, 56,8% responderam com nota máxima. O que demonstra que a maioria dos petianos se identificou com a filosofia do programa e se adequou às exigências e atividades do programa. O PET Agronegócio não só contribuiu para o enriquecimento do currículo, mas também para a formação profissional, preparando o aluno para o mercado de trabalho e para o seguimento da formação acadêmica.
Keywords
Full Text:
Untitled (Português (Brasil))References
ABBAD, G. S.; BORGES-ANDRADE, J. E. Aprendizagem humana em organizações de trabalho. In: ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. (Org.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto
Alegre: Artmed, 2004, p. 237-275. cap. 7.
Associação Brasileira de Zootecnia. Disponível em:
BECK, C.(2019). Por que os alunos desistem? Andragogia Brasil. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/por-que-os-alunos-desistem
Caio Budel, (2019). Cresce procura pelo curso de Zootecnia, revela reportagem da Folha. Disponível em:
DIAS, A. M. I. et al. Estudo sobre egressos do programa de educação tutorial/PET 1979-2008 MEC/SESu. Fortaleza – Ceará: Editora Brasil Tropical, 2009.
LASSANCE, M. C. P. (1997). A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E A GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA. REVISTA DA ABOP, 1, 71-80.
Louise Da Campo, (2018). Curso De Bacharelado Em Enologia É Uma Alternativa Para Diversificar A Matriz Produtiva De Dom Pedrito, 2018. Disponível Em:
MARTIN, 2005. O programa de Educação Tutorial - PET : Formação ampla na graduação.
MORAIS, R.R. et al. A importância do PET-Saúde para a formação acadêmica do enfermeiro. Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, v.10, n.3, nov. 2012.
PET (2002), Programa de Educação Tutorial – PET Manual de Orientações Básicas. Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior, Coordenação geral de Relações Acadêmicas de Graduação, Secretaria de Educação Superior, Ministério da Educação.
R Core Team (2018). R: A language and environment for statistical
computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. Disponível em:
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-321
Refbacks
- There are currently no refbacks.