Tecnologia da Web conferência – causas da baixa audiência: um estudo empírico / Web conference technology - causes of low audience: an empirical study

Viviane Chunques Gervasoni, George Bedinelli Rossi, Dirceu Da Silva

Abstract


O propósito central desse trabalho foi encontrar critérios que justifiquem a baixa audiência nas web´s conferências, levando em consideração a percepção de estudantes e professores. A natureza dessa pesquisa foi exploratória, qualitativa, com amostra selecionada por conveniência e homogênea, composta por docentes e estudantes ligados ao EaD (Ensino á Distância) que tem em sua didática a inserção de web´s conferências. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas de grupos de foco, no qual a técnica de análise empregada foi à análise de conteúdo, com caráter indutivo. O resultado obtido foi a geração de categorias que ajudaram a compreender os critérios que tem levado a redução da audiência nas web´s conferências. Como achados da pesquisa destaca-se itens que estão em conformidade tanto na visão dos docentes quanto dos estudantes, são eles: horários mais flexíveis, professor precisa deter conhecimento da disciplina, professor precisa deter conhecimento dos recursos multimidiáticos. Assim, por meio do modelo teórico sugerido nesse trabalho voltado par o aumento da participação das web´s quanto a capacitação docente e atendendo as categorias aqui emergidas espera-se o aumento significativo das web´s conferência uma ferramenta tão fugaz para o ensino à distância.


Keywords


web´s conferências, audiência, capacitação.

References


AZAMBUJA, Elisabeth Gomes de. O uso do vídeo e da web conferência em EaD.

Revista CesucaVirtual: Conehcimento sem fronteiras, v. 2, n. 3, 2015.

CASTRO, Gabriela Jurak de et al. Webconferência: auxiliando na diminuição da distância transacional na EaD. Pelotas, 2012.

DOTTA, S. Aprendizagem dialógica em serviços de tutoria pela internet: Estudo de caso de uma tutora em formação em uma disciplina a distância. São Paulo, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, 2009.

GARONCE, Francisco Vieira. Os Papéis Docentes nas Situações de Web conferência: um estudo de caso acerca da ação educativa presencial conectada. Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, 2009.

MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EaD – A educação a distância hoje . 1° ed.

Editora Pearson; São Paulo. 2007.

MCMILLAN, J. H.; SCHUMACHER, S. Research in education: A conceptual understanding. New York: HaprerCollins, 1993.

MORAN, J. M. A educação que desejamos. Novos desafios e como chegar lá. São Paulo, Papirus, 2001.

MOORE, Michael G. Teoria da Distância Transacional. In: KEEGAN, D. Theoretical

Principles of Distance Education. London: Routledge, 1993. p. 22-38. Traduzido por

Wilson Azevêdo, com autorização do autor. Revisão de tradução: José Manuel da Silva.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-318

Refbacks

  • There are currently no refbacks.