AVAMUSIC: aplicação web voltada para o ensino de instrumento musical / AVAMUSIC: web application for teaching musical instruments

Authors

  • Thiago Sales Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Juciane Araldi Beltrame
  • Carlos Eduardo Freire Batista

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-316

Keywords:

Manossolfa Digital, Inteligência Artificial, Educação Musical à Distância.

Abstract

Comunicação e Artes - UFPB. O objetivo geral da pesquisa será compreender o papel do Avamusic e da Manossolfa Digital como ferramentas de apoio à Educação Musical à Distância. Os objetivos específicos são: apresentar as ferramentas Avamusic e Manossolfa Digital; Realizar projeções e simulações dos possíveis contextos de uso das ferramentas; Discutir sobre a Educação Musical e Tecnologias voltadas para o ensino de música no contexto da Pandemia. Em relação à metodologia, será realizada uma pesquisa qualitativa de múltiplos casos ou multicaso. O Caso 1, trata-se de um curso híbrido de iniciação ao violão dentro do curso de extensão em música na UFPB. Já o Caso 2, trata-se de um curso de música totalmente online. Neste sentido, foram desenvolvidos o Avamusic e a Manossolfa Digital, uma ferramenta de Inteligência Artificial que será utilizada no Caso 2. Deste modo, chegamos ao problema da pesquisa: como viabilizar cenários de ensino e aprendizagem musical que são possíveis no ambiente presencial e ainda não são possíveis no ambiente virtual? Os resultados alcançados apontam para o uso do Avamusic e da Manossolfa Digital como mediadoras de possíveis cenários de aprendizagem musical no ambiente virtual.

 

 

References

ARISTIDES, Marcos André; NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo; BEVENUTO, João Emanuel. Um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na formação e na atuação dos professores de música da educação básica na região de Sobral: tecnologias e práticas didático-pedagógicas para uma educação centrada no humano. In: XIV CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 2018, Salvador: ABEM, 2018.

DAMASCENO, Siuari Santos, VASCONCELOS, Rafael Oliveira. Inteligência artificial: uma breve abordagem sobre seu conceito real e o conhecimento popular. Ciências Exatas e Tecnológicas. 2018. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/cadernoexatas/article/view/5729>. Acesso em 01 set. 2020.

FIALHO, Vania Malagutti. Aprendizagens e práticas musicais no Festival de Música Estudantil de Guarulhos. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Programa de Pós-graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

GOHN, Daniel Marcondes. Educação musical a distância: propostas para ensino e aprendizagem de percussão. 2009. 191 f. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

INSTITUTO KODÁLY. Disponível em: <https://web.archive.org/web/20021220184218/http://www.kodaly

https://web.archive.org/web/20021220184218/http://www.kodaly-

inst.hu/balszoveg1.html#1

>. Acesso em: 18/07/2020.

OLIVEIRA-TORRES, Fernanda de Assis. Pedagogia musical online: um estudo de caso no ensino superior de música a distância. 2012. 323 f. Tese (Doutorado em Música) - Programa de Pós-graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

RIBEIRO, Giann Mendes. Educação musical a distância online: desafios contemporâneos. REVISTA DA ABEM, Londrina, v. 21, n. 30, 35-48, jan.jun, 2013.

SANTOS, Edméa. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. In: Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009.

SANTOS, Nadma Islane Oliveira. “Métodos Ativos” no Curso de Musicalização do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez. In: XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 2016, Curitiba: ABEM, 2016.

SILVA, Leandro Trajano da. E-AUDI: plataforma online de integração entre programas e estudantes de educação em áudio e empresas do setor de produção de conteúdo sonoro. 2018. 81 f. Dissertação (Mestrado em Computação, Comunicação e Artes) - Programa de Pós-graduação em Computação, Comunicação e Artes - PPGCCA, Centro de Informática, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.

SOUZA et. al., Marcela Tavares de. Revisão Integrativa: o que é e como fazer. Rev. Einstein. 2010; 8 (1 Pt 1): 102-6.

SOUZA, Tomás Teixeira de. Laboratório online de música e tecnologia: planejando e implementando um MOOC para o ensino de música online. 2017. 171 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Instituto de Artes, Departamento de Música, Universidade Federal de Brasília, Brasília, 2017.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

WESTERMANN, Bruno. Fatores que influenciam a autonomia do aluno de violão em um curso de licenciatura em música a distância. 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Programa de Pós-graduação em Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.

Published

2021-01-20

How to Cite

Sales, T., Beltrame, J. A., & Batista, C. E. F. (2021). AVAMUSIC: aplicação web voltada para o ensino de instrumento musical / AVAMUSIC: web application for teaching musical instruments. Brazilian Journal of Development, 7(1), 4649–4663. https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-316

Issue

Section

Original Papers