Experimentação da metodologia ativa como facilitadora de aprendizagem no curso superior de educação física / Experimentation of the active methodology as a learning facilitator in the higher physical education course

Vitor Franco Rodrigues, Raízza Athaís Reis de Souza

Abstract


 O presente trabalho analisa a praticidade da metodologia ativa no curso de Educação Física do Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES, na disciplina de História da Educação Física e Jogos Olímpicos. A metodologia ativa propõe que o discente estude o conteúdo da aula com antecedência para estar apto para questionar e discutir a temática estudada com professores e colegas em sala de aula. Este trabalho apresenta os conceitos básicos desta nova abordagem de ensino "metodologia ativa" e analisa os pontos de vista teóricos e práticos deste método didático, aplicando o referido método na turma do primeiro (1°) período do curso de Educação Física / Bacharel, obtendo-se comparativos e resultados da aplicação prática do método. O resultado da pesquisa evidenciou que a aplicação da metodologia ativa no curso de Educação Física/ Bacharel da UNIFIMES apresentou desempenho satisfatório, sendo feitas variadas observações na efetivação prática do mesmo. Foi possível concluir com desenvolvimento deste trabalho que é necessário realizar uma análise prévia do perfil dos alunos, para empregar-se a melhor metodologia na sala de aula, a fim de garantir a concretização dos conhecimentos e o avanço do ensino.


Keywords


Didática, Educação, Ensino Superior, Metodologia Ativa.

References


ARANHA, F. et al (Ed.). SALA DE AULA INVERTIDA. Ei! Ensino Inovativo: Tecnologia no ensino, São Paulo, Sp, v. 1, n. 1, p.14-17, 2015. Especial. Disponível em: . Acesso em: 29 abr. 2019.

CROUCH, C. H.,; MAZUR, E. Peer Instruction: Ten years of experience and results. American Journal of Physics, 69, p. 970–977, 2001.

EDUCAUSE Things you should know about flipped classrooms. 2012. Disponível em: http://net.educause.edu/ir/library/pdf/eli7081.pdf. Acessado em: março 2019.

FREITAS, L. C. Crítica da educação do trabalho pedagógico e da didática. 7ª ed. Campinas-SP, Papiros editora, 1995.

MELO,B.C.; SANT’ANA G. A prática da Metodologia Ativa: compreensão dos discentes enquanto autores do processo ensino aprendizagem. Ciências Saúde. Brasília - DF . 2012

VALENTE, J. A. Aprendizagem Ativa no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida. Departamento de Multimeios, Nied e GGTE - Unicamp & Ced - PucSP. São Paulo. 2016.

ZANON, D. P. et al, Sala de Aula Invertida: Possibilidades e Limites na Docência Universitária. IX Encontro Nacional de Educação (EDUCERE). Paraná-RS. 2015.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-307

Refbacks

  • There are currently no refbacks.