A viabilidade econômica do Reuso de Água Cinzas e da Chuva em uma instituição de ensino de Belo Horizonte / The economic feasibility of Reusing Gray Water and Rain in a teaching institution in Belo Horizonte

Giovanna Da Silva Nogueira, Sunamita Fernandes Marinho, Bruno Christiano Silva Ferreira

Abstract


Considerando a escassez de água enfrentada nas últimas décadas e a importância em se fazer o uso consciente deste recurso, estudou-se a Unidade Barreiro da PUC- MG com o intuito de viabilizar estratégias econômicas e sustentáveis para a utilização dos recursos hídricos neste ambiente. Foram pensadas formas de reutilização da água a partir do questionamento: Qual ação a ser tomada visando a redução de gastos e a preservação desse recurso? O presente artigo reporta a análise da viabilidade econômica de implantação de um sistema de captação de água cinza e pluvial, de forma a reutilizar este bem para fins não potáveis, tais como irrigação de jardins e aparelhos sanitários. Assim, executou-se o dimensionamento dos reservatórios e foram avaliados o custo de abastecimento, custo de implementação, além do retorno financeiro para a instituição. Foi possível mostrar que o sistema de capitação de água pluvial se mostrou economicamente viável, uma vez que o "payback" do investimento apresenta-se em um curto prazo. No entanto, o reuso de água cinza se mostrou inviável devido aos baixos volumes ofertados, quando comparado com sua demanda.

Keywords


Escassez, Água cinza, Água Pluvial, Reuso, Viabilidade, Economia.

References


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15527: Água de chuva: aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis: requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2007. 8 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12217: Projeto de reservatório de água para abastecimento público. Rio de Janeiro: ABNT, 1994.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria no 2.914, de 12 de dezembro de 2011. Diário Oficial da União. Brasília, 13 de dezembro de 2011.

BRASIL. Ministério da saúde. Portaria nº- 2.914, de 12 de dezembro de 2011. Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Diário Oficial da União. Brasília, 13 de outubro de 1981.

BOTEGA, Graziela Claudia Caliari. Estudo e proposta de reciclagem das águas em indústria alimentícia. Monografia (Graduação), UNIVATES, 2007.

CAMARGO, Leandro Ortiz de; MENDES, Paulo César Doimo. Captação de água pluvial para fins não potáveis, na FATEC de Itapetininga-SP. São Paulo, 2013.

CARRASQUEIRA, L. S.; LIMA, A.C.T.O.ANDRADE, M.L; FREITAS, P. C; FERREIRA, L.C.S, NOBRE, F.J.V; FERREIRA, B.C.S; REUSO DE ÁGUAS CINZAS EM EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM EDIFÍCIO HOTELEIRO DE BELO HORIZONTE, BrazilIAN JoURNAL of development., v. 5, n. 7, p.10028-10035, 2019.

GOMES, A. F. C. Projeto de captação e aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis: estudo de caso da Universidade Católica de Minas Gerais – Unidade Barreiro (Belo Horizonte – MG). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Unidade Barreiro, Belo Horizonte, 2016.

HAGEMANN, Sabrina Elicker. Avaliação da qualidade da água da chuva e da viabilidade da sua captação e uso. 2009. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Área de Concentração em recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2009.

MARQUEZAN, L.H. F; BRONDANI, G. Análise de Investimentos. Revista eletrônica de contabilidade Rio Grande do Sul, 2006.

MOTA, Suetônio. Introdução à Engenharia ambiental. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora ABES, 2003. STANDARD METHODS for the examination of water & wastewater- 21 st edition. Washington: Centennial Edition, 2005.

OLIVEIRA, Frederico Moyle Baeta de. Aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis no campus da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais. 2008. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Ouro Preto, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Ouro Preto, 2008.

TOMAZ, P. Aproveitamento de água de chuva para áreas urbanas e fins não potáveis. São Paulo:Ed. Navegar, 2003.

TORDO, Olga Catarina. Caracterização e avaliação do uso de águas de chuva para fins potáveis. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Universidade Regional de Blumenau, Blumenau. 2004.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-298

Refbacks

  • There are currently no refbacks.