O impacto da feira vocacional na escolha de profissões dos alunos da escola pública/ The impact of the vocational fair on public school students' choice of professions

Luciano Cruz Pantoja, José Jeferson Oliveira Coutinho, Ezequiel Pereira da Silveira Junior, Jhuliana da Silva Santanna, Prisna Jamile Santos Leder, Magdiel Cruz Pantoja, Bruna Tayná da Cruz Ferreira, Paula Sabrina Arruda Coelho

Abstract


A escolha de uma profissão não uma tarefa fácil para os estudantes, são inúmeros cursos e profissões a seguir. No entanto a orientação vocacional jovens por meio da realização de feiras vocacionais dentro do ambiente escolar pode esclarecer e diminuir essas dúvidas no momento desta escolha. Nessa perspectiva, o presente estudo objetivou analisar a importância da feira vocacional para a escolha profissional dos alunos da rede pública de ensino, bem como, apresentador do curso de biologia para os estudantes. O evento foi realizado no ano 2020, com a montagem de vários estandes de profissões, onde os acadêmicos do curso de biologia conhecida, responsáveis por apresentar o curso. Participaram da pesquisa, voluntariamente, cerca de 140 alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio. Por meio dos resultados pôde-se constatar que maioria dos alunos nunca adquiridos participado de uma orientação vocacional, no entanto, mais da metade dos estudantes afirmaram já ter escolhido o curso de graduação, mesmo sem ter conhecimento de suas áreas de atuação. Além disso, 68% dos estudantes afirmaram ter suas dúvidas esclarecidas por meio da realização da feira vocacional, sendo que 29% se interessa pelo curso de biologia. Sendo assim, pode-se cumprir que a realização da feira vocacional no âmbito escolar é de suma importância para oferecer a estudantes a escolha consciente da carreira a ser seguida, tendo como uma das opções o curso de biologia. mesmo sem ter conhecimento de suas áreas de atuação. Além disso, 68% dos estudantes afirmaram ter suas dúvidas esclarecidas por meio da realização da feira vocacional, sendo que 29% se interessa pelo curso de biologia. Sendo assim, pode-se cumprir que a realização da feira vocacional no âmbito escolar é de suma importância para oferecer a estudantes a escolha consciente da carreira a ser seguida, tendo como uma das opções o curso de biologia. mesmo sem ter conhecimento de suas áreas de atuação. Além disso, 68% dos estudantes afirmaram ter suas dúvidas esclarecidas por meio da realização da feira vocacional, sendo que 29% se interessa pelo curso de biologia. Sendo assim, pode-se desejar que a realização da feira vocacional no âmbito escolar é de suma importância para oferecer a estudantes a escolha consciente da carreira a ser seguida, tendo como uma das opções o curso de biologia.


Keywords


Ensino de Biologia, Escola Pública, Feira Vocacional, Profissões.

References


BARDAGI, Marúcia Patta; PARADISO, Ângela Carina. Trajetória acadêmica e satisfação com a escolha profissional de universitários em meio de curso. Revista brasileira de orientação profissional, v. 4, n. 1-2, p. 153-166, 2003.

DE PAULA, Vanessa Renata Molinero et al. A feira de profissões da universidade de Rio Verde na visão de seus visitantes. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 73096-73101, 2020.

G1. 72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho, aponta pesquisa. São Paulo, 29 de abril de 2015. Disponível em < http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2015/04/72-das-pessoas-estao-insatisfeitas-com-o-trabalho-aponta-pesquisa.html> Acesso em 16 de julho de 2020.

DA SILVA, Luiz Everson; DE OLIVEIRA, Alinne Pereira; DE OLIVEIRA, Adriana Lucinda. Análise da evasão dos estudantes do curso de ciências da UFPR litoral/ Analysis of the evasion of the students of the science course of UFPR littoral. Brazilian Journal of Development, v. 4, n. 6, p.3249-3267, 2018.

SPARTA, Mônica; BARDAGI, Marúcia Patta; TEIXEIRA, Marco Antônio P. Modelos e instrumentos de avaliação em orientação profissional: perspectiva histórica e situação no Brasil. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 7, n. 2, p. 19-32, 2006.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-293

Refbacks

  • There are currently no refbacks.