Reforço Estrutural com a utilização de Fibra de carbono / Structural Reinforcement With the Use of Carbon Fiber

Edinéia Alves Benjamin, Geraldo César Lamêgo

Abstract


O presente estudo busca analisar a literatura existente e as técnicas empregadas na reabilitação de estruturas de concreto armado com fibra de carbono. As reabilitações e reforços das estruturas visam prolongar a vida útil das mesmas, sem que seja, necessária à reconstrução de novas obras, buscando diminuir o consumo de materiais, diminuindo a produção de resíduos para o meio ambiente. A utilização de compósitos de fibra de carbono se destaca como o mais apropriado para a recuperação e reforços das estruturas de concreto armado. Mas no Brasil seu uso é recente e carece de norma segundo a NBR, para solucionar dúvidas. A metodologia desse trabalho é baseada em uma pesquisa bibliográfica descritiva e análise teórica associada a exemplo de aplicação.


Keywords


Estrutura de Concreto, Manifestação Patológica, durabilidade, vida útil, Reforço, Compósito, Matriz, Fibra de Carbono.

References


ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas). NBR 5462. Confiabilidade e Mantenabilidade. Rio de Janeiro, 1994.

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). NBR 14931.Execução de estruturas de Concreto – Procedimento, 2004.

ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas). NBR 6118. Projeto de Estruturas de Concreto. Procedimento, 2014.

ARQUEZ, A. P. Aplicação do Laminado de polímero reforçado com fibras de Carbono (PRFC) inserido em substrato de microconcreto com fibras de aço para reforço à flexão de vigas de cooncreto armado. São Paulo, 2001. Dissertação (Mestrado) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2010.

CALLISTER JUNIOR, W. D. Ciência e Engenharia de Materiais: uma introdução. 5ª ed., Rio de Janeiro: LTC, 2002.

GUDONIS, Eugenijus.; TIMINSKAS,Edgaras.; GRIBNIAK,Viktor.; KAKLAUSKAS, Gintaris.; ARNAUTOV, Aleksandr K.; TAMULÉNAS, Vytautas. FRP Reinforcement for concrete structures: state-of-the-art review of aplication and design. Engineering Structures and Technologies, v. 5, n.4, p.147-158, 2013. Disponível em < https://journals.vgtu.lt/index.php/EST/article/view/4030 >. Acesso em: 01 de agosto de 2020.

JUVANDES, Luís Felipe Pereira. Reforço e reabilitação de estruturas de betão usando materiais Compósitos de CFRP. Lisboa, 1999. Tese de Doutorado, Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto.

MACHADO, A. d. P. Reforço de Estruturas de Concreto Armado com Fibras de

Carbono. São Paulo: PINI, 2002.

MACHADO, A. d. P. Sistemas compostos para o reforço de pontes. 14° ENACOR (Encontro Nacional de Conservação Rodoviária), 2009. Disponível em: . Acesso em 30 de Setembro de 2020.

METHA, P.K.; MONTEIRO, P.J.M. (2014). Concreto: microestrutura, propriedades e materiais. 2. ed. São Paulo: Instituto brasileiro de Concreto. Cap.1, p.3-5.

SOUZA, V. C., e RIPPER, T. Patologia, recuperação e reforço de estruturas de

concreto. 1a ed. São Paulo: PINI, 1998.

TEREZA, Viaduto Santa. Viaduto Santa Tereza. Prefeitura de Belo Horizonte, 1999.

VIAPOL. Manual de Reforço das Estruturas de Concreto Armado com Fibras de

Carbono. Disponível em: < http://www.viapol.com.br/media/97576/manual-fibra-de-carbono.pdf > Acessado em: 15 de agosto de 2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-265

Refbacks

  • There are currently no refbacks.