A realidade dos laboratórios de informática nas escolas públicas de Maués: um estudo de caso / The reality of computer laboratories in Maués public schools: a case study

Rômulo Roosevel Batista Freire, Euler Vieira Da Silva, Ricardo Augusto Lima De Souza, Sílvia Carvalho Vieira

Abstract


Este artigo apresenta uma pesquisa com o objetivo de identificar as condições de infraestrutura dos Laboratórios de Informática das Escolas Públicas de Maués delineada por estudo de caso. Na coleta de dados aplicou-se entrevistas com os gestores e observação direta nos laboratórios, com a finalidade de coletar dados. Para análise, empregou-se a Teoria de Bardin, que consiste em um conjunto de técnicas para apoiar a análise das comunicações, realizada em três fases fundamentais: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Os resultados revelam que 50% dos laboratórios de informática estão desativados e os demais não dispõem de infraestrutura, hardware, software e internet necessários para apoio às atividades escolares no processo de ensino-aprendizagem.


Keywords


Laboratório de Informática, Computador, Escola Pública, Infraestrutura

References


BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 6 ed.-São Paulo: Almedina, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação – MEC. Programa Nacional de Tecnologia Educacional – PROINFO. Recomendações para montagem de laboratórios de informática nas Escolas Urbanas. Brasília: 2019.

______. Ministério da Educação – MEC. Censo Escolar da Educação Básica 2018 – Notas Estatísticas. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas – INEP. Brasília-DF: 2018. Disponível em , acesso em 18 de dezembro de 2018

CRUZ, Altimar Gonçalves. Análise da prática de utilização dos Laboratórios de Informática do Distrito de Jamacaru (Missão Velha/Ceará) pelo corpo docente. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Universidade Estadual do Ceará – UECE, Missão Velha. Ceará, 2013.

CUEVAS, W. P. Implantação de um Sistema de Gestão de Qualidade na Educação Básica: Uma visão comparativa para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: 2011.

CYSNEIROS, Paulo Gileno. Novas Tecnologias na Sala de Aula: Melhoria do Ensino ou Inovação conservadora. Informática Educativa, v. 12, n. 1, p. 11-24, 1998.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnica de Pesquisa Social. 6 ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

______. Educação e Tecnologias: O Novo Ritmo da Informação. 8ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O Novo Ritmo da Informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

MENEZES, Antonia Deiziane Alves. A Importância dos Laboratórios de Informática em uma Escola Classe: Diagnósticos e Desafios. Monografia (Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2014.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 5a ed. Porto Alegre, MG: Bookman, 2015.

SANTOS, F. V. dos. A Informática e o Processo de Ensino Aprendizagem no Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária do Campus Maués do Instituto Federal do Amazonas. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, Rio de Janeiro-RJ, 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-260

Refbacks

  • There are currently no refbacks.