Formação na prática: engendrando o profissional reflexivo no contexto de ensino remoto / Training in practice: engendering the reflective professional in the context of remote teaching

Italo Rômulo Costa da Silva, Antonia Dalva França- Carvalho, Lya Raquel Oliveira dos Santos

Abstract


Este trabalho reflete sobre o contexto da prática do ensino remoto e as implicações da modalidade de ensino na constituição de professores como profissionais reflexivos, baseado no estudo da obra de Donald A. Schön. O objetivo foi identificar um possível alinhamento da teoria de Schön (2000) nas ações pedagógicas e a significação dos saberes produzidos e mobilizados pelos docentes no exercício da prática docente do ensino remoto. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada com 23 professores de diferentes escolas da Rede Municipal de Teresina–PI. A análise descritiva dos dados permitiu evidenciar na instituição uma forte proximidade de um perfil reflexivo dos docentes engendrado por uma experiência essencialmente prática. Mostrando, também uma prática delineada por competências relativas ao uso de tecnologias, modelamento de postura em sala de aula, competências socioemocionais que ressignifica da identidade docente de modo contínuo.

Keywords


Profissional reflexivo, Ensino remoto, Tecnologia.

References


BORBA, F. S. (Org.). Dicionário Unesp do Português Contemporâneo. Curitiba: Piá, 2012. P. 3.250.

FRANÇA-CARVALHO, A.D. A racionalidade pedagógica da ação dos formadores de professores: um estudo sobre a epistemologia da prática docente nos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Piauí. 2007. 239f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2007.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12 ed. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1979.

GARCIA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999. (Coleção Ciências da Educação – século XXI).

IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professor: uma mudança necessária. [trad. Silvana Cobucci Leite]. São Paulo: Cortez, 2016.

PACHECO J. F. Aula não ensina, prova não avalia. [Entrevista concedida a] Marina Kuzuyabu. Revista Ensino Superior. Acesso em 22 ago. de 2020. Disponível em: https://revistaensinosuperior.com.br/jose-pacheco-aula-nao-ensina/.

SCHON, D. A. Educando o profissional reflexivo: o novo design para o ensino e a aprendizagem. Robert Cataldo Costa (trad). Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TERESINA. DECRETO Nº 19.532, DE 18 DE MARÇO DE 2020. Dispõe sobre a

antecipação das férias escolares da Rede Pública Municipal de Ensino, pelo período de 15 (quinze) dias, na forma que especifica.

TERESINA. DECRETO Nº 19.810, DE 4 DE JUNHO DE 2020. Dispõe sobre atividades pedagógicas não presenciais e a extensão do teletrabalho devido à suspensão das aulas presenciais para prevenir o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19), no âmbito da Rede Pública Municipal de Ensino de Teresina, na forma que especifica.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-259

Refbacks

  • There are currently no refbacks.