Prática docente no atendimento educacional especializado em uma escola pública no município de João Pessoa/PB / Teaching practice in specialized educational service at a public school in the municipality of João Pessoa / PB

Maria Rita de Cássia de Souza Silva, Joani de Mélo Muniz

Abstract


Este trabalho nasce a partir das práticas vivenciadas no cotidiano do Atendimento Educacional Especializado enquanto professora do mesmo. Neste sentido, tem como objetivo problematizar a prática docente do/a professor/a do Atendimento Educacional Especializado - AEE, bem como o Plano de Ação que é desenvolvido para o atendimento dos/as alunos/as no AEE, em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de João Pessoa/PB. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que versam no campo da pesquisa exploratória e bibliográfica. Os sujeitos investigados são aqueles que se relacionam direta ou indiretamente com a prática docente realizada no Atendimento Educacional Especializado. Trazemos para o centro da discussão teórica os documentos legais nacionais a exemplo Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e o Decreto n° 6.571, de 17 de setembro de 2008, que dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado, de forma que os entrelaçamos com as considerações de pesquisadores do campo da Educação Especial e Inclusiva como Ferreira (2004 e 2011), Glat (2011), Machado (2009) e Santiago (2009). Apontamos como resultados a inferências que realizamos a partir das observações realizadas, nossas práticas e o referencial teórico elencado, de forma que destacamos um certo distanciamento quanto ao que é posto nos documentos legais sobre o Atendimento Educacional Especializado e o que acontece no cotidiano da nossa escola campo, principalmente no que tange aos conhecimentos sugeridos aos/as profissionais que atuam neste espaço e a relevância de sua prática na vida dos/as alunos/as com deficiência. Concluímos enfatizando nossa crítica na pouca exploração das pesquisas acadêmicas quanto a prática do professor das Salas de Recursos Multifuncionais e a relevância destas na ressignificação do fazer docente no Atendimento Educacional Especializado e consequentemente sua significativa importância na vida dos/as dicentes com deficiência.


Keywords


Atendimento Educacional Especializado, Prática Docente, Educação Especial/Inclusiva.

References


BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Portaria nº. 555/2007, prorrogada pela Portaria nº. 948/2007 [MEC/SEESP] de 07 de janeiro de 2008a.

_______. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

_______. Constituição Federal. Decreto n° 6.571, de 17 de setembro de 2008b. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da lei n 9394/96 e acrescenta dispositivo ao Decreto n° 6253/07.

_______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação básica: 2011 – resumo técnico. – Brasília: INEP, 2012.

CARVALHO, Edler Rosita. Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva – Porto Alegre: Mediação, 2000.

CASTRO Nadya A. Organização do Trabalho, Qualificação e controle na Indústria Moderna, Coletânea CBE – Ed. Papirus. São Paulo, 2003.

FERREIRA, Windyz Brasão. Invisibilidade, crenças e rótulos: Reflexão sobre a profecia do fracasso educacional na vida de jovens com deficiência. IV Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down. Família, a gente da inclusão. 09-11 de Setembro de 2004.

___________. Construindo uma sociedade com valores inclusivos: onde estamos para onde vamos? Seminário realizado pela APAE, Salvador/BA, 2011.

GADDOTI, Moacir. Dimensão política do projeto pedagógico. Minas Gerais: SEED, 2001. (Apostila).

GLAT. Rosana. PLETSCH Marcia. De Inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. Rio Janeiro: EdUERJ, 2011.

LANKSHEAR, Colin.; KNOBEL, Michele. Pesquisa pedagógica: do projeto a Implementação. Porto Alegre: Artmed. 2008.

KUENZER, Acácia Zeneida. As mudanças no mundo do trabalho e a educação: novos desafios para a gestão. In: FERREIRA, Naura S. Carapeto (org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências novos desafios. São Paulo: Cortez 2000. p. 33-35.

MACHADO, Rosângela. Educação Especial na Escola Inclusiva: Políticas, Paradigmas e práticas – 1 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. ln: MINAYO, MCS. (org) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. ll.Ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. P.9-29. (Coleção Temas Sociais).

SANTIAGO, Sandra Alves da Silva. Exclusão e Deficiência: Primeiras Aproximações Teóricas. In. Inclusão, Exclusão e Diversidade. Robert Jarry Richardson (Org.) – João Pessoa: Editora Universitária as UFPB, 2009.

SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. 6 ed. – São Paulo: Cortez, 2009.

STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Pesquisa Qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento da teoria fundamentada. 2 ed. São Paulo: Artmed, 2008.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-235

Refbacks

  • There are currently no refbacks.