Modelagem da curva de carga de transformadores de distribuição / Load curve modeling of distribution transformers

Alzenira da Rosa Abaide, Giovana Bortoluzzi Brondani, Jordan Passinato Sausen

Abstract


A inconstância do consumo elétrico ao longo do dia gera desafios no que tange ao planejamento e operação de sistemas de distribuição de energia elétrica. Neste artigo, é apresentada uma metodologia para a modelagem da curva de carga, baseada em medições reais a partir de valores médios de consumos diários fornecidos por uma concessionária de energia elétrica. Da posse dos dados que representam o consumo, foi possível estimar a curva de carga dos transformadores de distribuição com a associação desses dados, através de uma soma estatística dos usuários conectados no lado de baixa tensão. Os resultados desse trabalho têm como propósito retratar o comportamento da carga analisando os hábitos de consumo.


Keywords


Curva de carga, Unidade Consumidora (UC).

References


ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional – PRODIST – Módulo 2 - Planejamento da Expansão do Sistema de Distribuição, Revisão 7, Resolução Normativa nº 730/2016.

CEPEL – DTE – CRESEB, Manual de engenharia para sistemas fotovoltaicos, Rio de Janeiro, março 2014.

N. Kagan; C. Oliveira; E. Robba, Introdução aos Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica, Ed. Blucher - SP, 2005.

E.C. Simon, Avaliação de impactos da recarga de veículos elétricos em sistemas de distribuição, 133p, Dissertação (mestrado em planejamento energético) – UFRJ, Rio de Janeiro, 2013.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-225

Refbacks

  • There are currently no refbacks.