Ensaio e avaliação por líquidos penetrantes em placas de bocais de elementos combustíveis na área nuclear / Testing and evaluation by penetrating liquids in nozzle plates of fuel elements in the nuclear area

Alexandre Roberto Soares, Wendell de Queiróz Lamas, José Rubens Camargo

Abstract


A área nuclear brasileira é competência da União, monopólio constitucional. Duas empresas atuam no programa nuclear brasileiro além do órgão regulador, as Indústrias Nucleares do Brasil S.A. - INB responsável por produzir os EC - Elementos Combustíveis nucleares e a Eletronuclear responsável em operá-los.  Os EC atendem a demanda das usinas de Angra 1 e Angra 2. Os EC são estruturas formadas de material nuclear e componentes estruturais para sustentação e resistência do EC. Os componentes estruturais são bocais, grades espaçadoras, tubos guia, etc. Observando os bocais, esses são montados e soldados a partir de placas de aço por EBW– Electron Beam Welding e as soldas são ensaiadas também por LP – Líquido Penetrante para verificação de descontinuidades, com o padrão ASME V. Neste estudo foram investigados ensaios de LP para placas de bocais soldadas, visando o controle de processo e níveis de qualidade. Os resultados por LP demonstram que os ensaios são válidos como ferramenta de avaliação da fabricação.

Keywords


Nuclear, bocais, EBW, ASME V e LP.

References


ASME Boiler and Pressure Vessel Code (BPVC) V – Nondestructive Examination, The American Society of Mechanical Engineers, 2019. ISBN 9780791872840.

CETRE DO BRASIL. Apostila: Noções Básicas sobre Ensaios Não Destrutivos, Qualificação SNQC, Segurança, Processos de Fabricação, Processos de Soldagem e Terminologia, Revisão 09, www.cetre.com.br, Abril de 2009.

DENIS NASCIMENTO, DANILO AUGUSTO OLIVEIRA DA SILA e JOSÉ RUBENS DE CAMARGO. A importância do ensaio de estanqueidade (END) nos filtros automotivos. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n.12, p.94103-94109 dec. 2020. ISSN 2525-8761.

LUIZ EDUARDO DA SILVA. Líquidos Penetrantes. ABENDI – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, 5ª edição, São Paulo, 2010. ISBN 85-99153-04-8.

RICARDO ANDREUCCI. Apostila: Líquidos Penetrantes. ABENDI– Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, São Paulo, 2014. Acesso no site em 26 de Agosto de 2020 às 13:30 horas.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-211

Refbacks

  • There are currently no refbacks.