Educação de jovens e adultos x formação de professores: Reflexões e insurgências / Youth and adult education x teacher training: Reflections and insurgencies

Authors

  • Geisa Gabrielle Santos
  • Janaina de Lima Nascimento
  • Paulo César Marques de Andrade Santos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-206

Keywords:

Formação de Professores, EJA, Ensino-aprendizagem, Insurgências.

Abstract

Neste artigo, analisaremos as relações contidas entre a formação de professores atuantes na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos – EJA, os seus entraves e as suas possibilidades. A pesquisa teve por objetivo refletir sobre como ocorre a formação inicial e continuada direcionada à modalidade de ensino, a sua oferta e como se reverberam estes aspectos no ambiente escolar com o público-alvo, sendo este fator de grande impacto, pois reflete diretamente no processo de ensino-aprendizagem a partir da observação e da mediação direcionada a esses sujeitos. Para análise e interpretação dos dados, ao longo deste texto, dialogamos com autores como Freire (1996), Cláudia Lemos Vóvio e Maurilene de Souza Bicas, em Educação de Jovens e Adultos (1986-1998). A base documental analisada perpassa desde a Lei de Diretrizes e Bases – LDB nº 9.394/96, até a Análise Técnica do PNE (2015), que discorre acerca da EJA, entre outros. Na coleta de dados com os sujeitos da pesquisa, utilizam-se entrevistas coletivas nas salas de aula concomitantemente com questionário aplicado aos professores, o qual é composto por questões abertas, em que é feita uma análise qualitativa dos discursos obtidos por meio da coleta de dados, com o intuito de traçar novas perspectivas em relação aos objetivos estabelecidos na pesquisa. Dos resultados encontrados, destacamos que o processo de formação deve ganhar contornos mais precisos e passar a ser entendido como uma situação de aprendizagem, cujo motor é a reflexão sobre a própria ação e a busca de conhecimentos e de informações para descrever, tomar consciência e justificar as estratégias de sucesso que se empreendem ao longo da busca de saberes. Ao final desse estudo, espera-se ter contribuído para um novo repensar insurgente no processo formativo da EJA, para que este, a cada dia, aproxime-se mais das diversas realidades do seu público, tendo como produto disso, a efetiva aprendizagem. 

References

ARRUDA, Graziela Queiroz de; BEZERRA, Maria Aparecida Dantas; ARRUDA, Gracielly Luanny Queiroz de. Dificuldades na formação do docente na prática escolar. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 5786-5796, fev. 2020.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Edição Câmara, Câmara dos Deputados, Brasília, 2015. Disponível em: http://bd.camara.gov.br/. Acesso em: 20 set. 2020.

BRASIL. MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Disponível em: http://www.mec.goc.br. Acesso em: 22 set. 2020.

CÁSSIO, Fernando; CATELLI Jr., Roberto. (Orgs.). Educação é a base? 23 educadores discutem a BNCC. São Paulo: Ação Educativa, 2019.

COELHO, Lívia Andrade. A educação de jovens e adultos e as emergências da contemporaneidade: algumas reflexões. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 9, p. 13927-13942, set. 2019.

CRUZ, A; REIS, M; CORDEIRO, R. G.; GEORGINA, R. G. R. Currículo na Educação de Jovens e Adultos: desafios e contradições. Iin: Brazilian. Journal. of Development, Curitiba, v. 6, n.2, p.9306-9319, fev. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.

GUNES, M do C. O. de C. C, Atenuza P. SILVA, Irandir S. Educação de jovens e adultos: qual currículo para qual cidadania? In: Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.6, n.8, p.60818-60829, ago. 2020.

RIBEIRO, Vera Masagão. A formação de educadores e a constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógico. In: Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, dez. 1999.

SILVA, Hilda Maria Gonçalves da. A condição socioeconômica e cultural e o acesso à Educação Básica. In: DAVID, Célia Maria; SILVA, Hilda Maria Gonçalves da; RIBEIRO, Ricardo; LEMES, Sebastião de Souza (Orgs.). Desafios contemporâneos da educação. São Paulo: Cultura Acadêmica 2015, p. 177-192.

VÓVIO, Cláudia Lemos; BICAS, Maurilene de Souza. Formação de Educadores: Aprendendo com a experiência. In: Construção coletiva: contribuições à educação de Jovens e Adultos. Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2005. Disponível em: www.mec.gov.br. Acesso em: 28 set. 2020.

Published

2021-01-20

How to Cite

Santos, G. G., Nascimento, J. de L., & Santos, P. C. M. de A. (2021). Educação de jovens e adultos x formação de professores: Reflexões e insurgências / Youth and adult education x teacher training: Reflections and insurgencies. Brazilian Journal of Development, 7(1), 3029–3041. https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-206

Issue

Section

Original Papers