Multiletramentos no ensino de Língua Portuguesa para alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Dr. Paulo Pinto Nery / Multilingualism in Portuguese language teaching for elementary school students of the Dr. Paulo Pinto Nery Municipal School

Francisco dos Santos Nogueira, Debora Cavalcante Moura, Marcelo dos Santos Chaves, Shirley Maria Vieira de Souza, Luciana Miranda Lopes, Francisca Conceição dos Santos Passos, Claudia Maria da Costa Lustosa, Sammya Judiss Lamarão Nunes

Abstract


A comunicação a ser apresentada se prende a um projeto que tem por finalidade a introdução de novos ambientes ou novas modalidades de comunicação no ensino de Língua Portuguesa para alunos do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Dr. Paulo Pinto Nery. Nessa perspectiva de mudanças no processo de ensinar e aprender a ler e a escrever, com a inclusão desses novos ambientes ou multiletramentos, reconhece-se que as mudanças são necessárias, uma vez que a leitura tradicional do texto impresso do livro didático não mais produz interesse por parte dos alunos, estão inseridos nesses novos momentos informacionais. Muitas são as formas multimodais para a aprendizagem, compreensão e interpretação dos textos escritos, como a leitura visual, do som, além da diversidade local. Para inclusão dos multiletramentos será necessário o desenvolvimento de práticas e capacidades que fortaleçam o pleno uso das diferentes linguagens e modos de aprender. Assim, esta proposta tem por objetivo mostrar como trabalhar com diferentes modos de aprender, a serem inseridas nas aulas de Língua Portuguesa. Dentre esses diferentes modos optou-se por direcionar os multiletramentos para a leitura visual, do som e a diversidade cultural (declamações, teatro, cantos de diversas modalidades e ritmos regionais e líricos). (Farão parte desse contexto, a apresentação de poetas, escritores, cantores regionais e líricos, repentistas entre outras modalidades). A ideia é usar a diversidade cultural como maior incentivadora para o processo ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. A pesquisa será fundamentada para a compreensão teórica dos multiletramentos em Rojo (2013), cope e Kalantzis (2006), Soares (2000), Assolini e Tfouni (1999). Metodologicamente, a pesquisa terá uma abordagem qualitativa, indutiva e comparativa. Para a coleta de dados, a pesquisa será pautada com base nas pesquisas bibliográfica e de campo. Os resultados esperados com a inserção dessas modalidades serão um ensino de Língua Portuguesa mais contemporânea e o papel efetivo do aluno no processo de sua aprendizagem.

Keywords


Multiletramentos, Formas Multimodais, Língua Portuguesa, Ensino Fundamental.

References


ASSOLINI, Filoména E.; TFOUNI, Leda V. Os (des) caminhos da alfabetização, do letramento e da leitura. Revista Paidéia. vol. 9 n. 17. Ribeirão Preto. Dez. de 1999.

BAKHTIN, M. (1952-53/1979). Os Gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fortes, 2003b, p. 277-326.

GRESSLER, L. A. Introdução à pesquisa projetos e relatórios. São Paulo: Editora Loyola, 2004.

KERSCH, D.F.; COSCARELLI, V.C.; CANI, J.B. (Orgs.). Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.

ROJO, R. (Org.). Escola conectada. Os multiletramentos e as tics. São Paulo: Parábola, 2013.

SANTAELLA, L. A ecologia pluralista das mídias locativas, Revista Famecos: Mídia, Cultura e Tecnologia, v.3, n. 37. Porto Alegre: EdiPUCRS, p.20-24, 2008a

SILVA, T. R. B.C. Pedagogia dos multiletramentos: principais proposições metodológicas e pesquisas no âmbito nacional. Letras, Santa Maria, v. 26, n. 52, p. 11-23, jan./jun. 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-205

Refbacks

  • There are currently no refbacks.