Framework para o planejamento de aulas ativas nos espaços de aprendizagem online e presencial / Framework for planning active classes in online and face-to-face learning spaces

Tatiane Carvalho Ferreira, Marcos Andrei Ota, Carlos Fernando de Araujo Jr.

Abstract


No contexto do ensino híbrido, há um esforço de diversos estudos que buscam elucidar formas de utilização das metodologias ativas, todavia, percebe-se uma necessidade de facilitar o planejamento e aplicação da aprendizagem ativa. O presente artigo tem como objetivo relatar as etapas adotadas num curso de formação continuada docente. A partir dessa oficina, um framework foi desenvolvido para apoiar o planejamento de atividades ativas em situações de aprendizagem presencial e online. Trata-se de um estudo de caso exploratório suportado por referenciais bibliográficos. Na etapa inicial, cerca de 66 docentes participaram do curso de capacitação que foi organizado de forma híbrida com o compartilhamento de recursos e metodologias no ambiente virtual. Para validar este modelo, um questionário foi aplicado após a realização das atividades práticas conduzidas no encontro presencial. Os resultados percebidos com essa iniciativa, possibilitaram a partir do framework, dinamizar as aulas, tendo o ambiente virtual como um aliado para subsidiar o desenvolvimento das competências nos estudantes e ressignificar os espaços de aprendizagem.

Keywords


Ensino Híbrido, Formação de Professores, Metodologias Ativas, Alinhamento Construtivo.

References


BARBOSA, Eduardo Fernandes; DE MOURA, Dácio Guimarães. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013.

BATES, A. W.; SANGRÀ, A. Managing technology in higher education: strategies for transforming teaching and learning. San Francisco: Jossey-Bass, 2011. 262 p.

BIGGS, John B. Teaching for quality learning at university: What the student does. McGraw-Hill Education (UK), 2011.

SCOTT, C. L. The Futures of Learning 1: Why must learning content and methods change in the 21st century? UNESCO Education Research and Foresight. Paris. [ERF Working Papers Series, No. 13, 2015.

SILBERMAN, M. Active learning: 101 strategies do teach any subject. Massachusetts: Ed. Allyn and Bacon, 1996.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-201

Refbacks

  • There are currently no refbacks.