Ensinando a química e biologia através de jogos educativos pelos alunos da 1ª e 2ª séries do IFMA campus Santa Inês / Teaching chemistry and biology through educational games by students of the 1st and 2nd series of IFMA campus Santa Inês

Angela Maria Correa Mouzinho Santos, Vagner de Jesus Carneiro, Ronilson Lopes Brito

Abstract


A aprendizagem está relacionada na capacidade de aprender de forma eficaz e desenvolver o raciocínio lógico do educando fazendo o uso de ferramentas diversificadas no processo de ensino. O objetivo deste trabalho foi utilizar diversos jogos no ensino de química e biologia para os alunos do 1º e 2º ano dos Cursos Técnicos em Logística e Edificações, IFMA – Campus Santa Inês. Os jogos utilizados no projeto foram o Ludo, Twister, Dama, Dominó, Tabuleiro, UNO, Roleta e confeccionados a partir de material reciclado e com custo baixo. Os jogos proporcionaram ao aluno, desenvolvimento afetivo, cognitivo, social, senso de cooperação e saber lidar com as dificuldades que apareceram durante o processo. As atividades lúdicas têm grande destaque na socialização do aluno e promove a sua integração no convívio da sociedade. O aprendizado nas disciplinas de Química e Biologia se tornaram mais prazerosa, pois os alunos sentem muita dificuldade e acabam se desestimulando no entendimento dos conteúdos. Essa autonomia dos alunos é fruto possivelmente da retirada do discente de agente passivo no processo de ensino-aprendizagem e de uma mudança para a participação mais ativa do aluno na construção do conhecimento.


Keywords


Ensino de Química e Biologia, Jogos Educativos, Tabela periódica, Células.

References


ANTUNES, C. Novas maneiras de ensinar novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2007.

BARROS, E. E. de S. et al. Atividade Lúdica no Ensino de Química: “Trilhando a Geometria Molecular”. Florianópolis – SC: XVIII ENEQ, 2016.

HAMZE, Amelia. O jogo de dominó como comunicação e construção

compartilhadas. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/trabalhodocente/jogodedomino.htm. Acesso em: 28 junho 2020.

LONGO, Vera Carolina Cambréa. Vamos jogar? Jogos como recursos didáticos no ensino de Ciências e Biologia. Textos FCC, v. 35, p. 130-159, 2012.

REVISTA CONEXÕES. Jogos lúdicos: recursos didáticos para o ensino de química. Revista Conexões - Ciência e Tecnologia. v. 7 n. 3 p. 44-52, 2013.

NERI, C. I. et al., Aprendizagem significativa e jogos didáticos: a utilização da roleta e tabuleiro com cartas (rtcbio) no ensino de biologia. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 5, p. 28728-28742. may. 2020.

OLIVEIRA, D. A; GHEDIN, E.; SOUZA, J. M. O jogo de perguntas e respostas como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento do raciocínio lógico enquanto processo de ensino aprendizagem conteúdo do oitavo ano do ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9, Águas de Lindóia: ABRAPEC, p. 1-8. 2013.

PEDROSO, C. V.; AMORIM, M. A. L. Análise das publicações sobre jogos didáticos no “EPEB” e “EREBIO – SUL”. Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia, III, 2008, Anais...Ijuí, Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), 2008.

REIS, M. M. 2012. Trabalho, ambiente e saúde na educação de jovens e adultos: uma experiência de avaliação formativa à alfabetização cientifica. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Curso de Ensino de Ciências, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Nilópolis, 2012.

SILVA, T. C.; AMARAL, C. L. C. Jogos e Avaliação no Processo Ensino-Aprendizagem: uma relação possível. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/viewFile/47/34. Acesso em: 28 junho 2020.

SOARES, A. D. da S et al., Uso de metodologias alternativas para o Ensino de Química em uma Escola de Ensino Médio em Salvaterra/PA. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 10, p. 78464-78471. oct. 2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-169

Refbacks

  • There are currently no refbacks.