Descobrindo os Elementos: a elaboração de jogos didáticos como alternativa de ensino / Discovering the Elements: the elaboration of didactic games as an alternative teaching

Lucas Quevedo Pinto, Ana Clara Vilas Boas Pais, Fábio Henrique Moscardini Nóbile, Gabriela Martins Gabriel, Joyce Pereira Takatsuka Sodero

Abstract


Os jogos didáticos são recursos que podem contribuir significativamente para o processo de ensino-aprendizagem, ainda mais em disciplinas abstratas como a Química, sendo capazes de trazer significado para o entendimento do aluno e desenvolver outras habilidades, estimulando a interação social e a competição sadia. Para tanto, esse trabalho consiste em um relato de experiência que desenvolve e amplia a discussão sobre construção e socialização de jogos didáticos. A elaboração de “Descobrindo os Elementos” foi inspirada no jogo Perfil® (GROW), e adaptado para o tema de Tabela Periódica, assim, os jogadores precisam identificar determinado elemento químico através de dicas fornecidas por um mediador. O jogo foi construído para ser econômico, durável e sustentável. Foi utilizado uma caixa de MDF onde, no verso da tampa, o tabuleiro foi pintado; as cartas foram impressas e envelopadas com fita adesiva; fichas, peões e demais peças fundamentais para o jogo foram construídas nessa mesma tendência. Ao final da elaboração obteve-se um material atrativo, estimulante e recreativo, que pode ser utilizado tanto na educação básica quanto no ensino superior. As dicas presentes nas cartas contêm desde curiosidades científicas até temas da cultura pop, trazendo o universo da química para o do aluno. O jogo foi capaz de agregar o acervo de jogos didáticos do laboratório de Práticas Pedagógicas do IFTM, contribuindo para os cursos de licenciatura ao possibilitar novas práticas de ensino para os momentos em estágio ou em projetos de ensino. Um material virtual foi compartilhado, ampliando o acesso ao jogo e promovendo a reprodução e democratização do conhecimento.


Keywords


Educação, Ensino de Química, Jogos Didático-Pedagógicos, Tabela Periódica.

References


BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394, 20 de dezembro de 1996.

______L. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.

BUSARELLO, R. I. Gamification: princípios e estratégias. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016. 126 p.

CAVALCANTI, E. L. D., SOARES, M. H. F. B. O ludismo e avaliação da aprendizagem: possibilidades para o ensino de química. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. Disponível em: Acesso em: 23 de nov. de 2020.

FREITAS, E. S.; SALVI, R. F. A ludicidade e a aprendizagem significativa voltada para o ensino de geografia. Londrina, 2007. Disponível em: Acesso em: 23 nov. de 2020.

GUIMARÃES, C. C. Experimentação no ensino de química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 198-202, 2009. Disponível em: Acesso em: 23 de nov. de 2020.

KIYA, Marcia Cristina da Silveira. O uso de Jogos e de atividades lúdicas como recurso pedagógico facilitador da aprendizagem. Ortigueira: [s. n.], 2014. v. 2. ISBN 978-85-8015-079-7. Disponível em: Acesso em: 07 de dez. de 2020.

OLIVEIRA, J. S., SOARES, M. H. F. B., VAZ, W. F. Banco Químico: um jogo de tabuleiro, cartas, dados, compras e vendas para o ensino do conceito de soluções. Química Nova na Escola, v. 37, n. 4, p. 285-293, 2015. Disponível em: Acesso em: 23 de nov. de 2020.

OLIVEIRA, M K. Pensar a educacao: contribuicoes de vygotsky. In: Piaget-Vygotsky: Novas Contribuicoes para o Debate [S.l: s.n.], 1995. Disponível em: < https://repositorio.usp.br/item/000903732> Acesso em: 07 de dez. de 2020.

SILVA, M. L. O protagonismo discente na construção de jogo didáticos sustentáveis sobre os vertebrados. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 6, p. 6926-6935, 2019. Disponível em: Acesso em: 23 de nov. de 2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-154

Refbacks

  • There are currently no refbacks.