Análise da percepção dos alunos do cepi dom veloso frente a aprendizagem remota em tempos da pandemia COVID-19 / Analysis of the perception of students about remote learning during the COVID-19 pandemic

Authors

  • Édina Cristina Rodrigues de Freitas Alves Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Renato Gomes dos Santos
  • Lauricea Aquino Ramos Vilela
  • Lilian Durão Nogueira Ferreira
  • Maria Odete Buzzo
  • Ayanda Ferreira Nascimento Lima
  • Raul Felippi Camargo Pires
  • Júnio Evangelista Aires dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-108

Keywords:

Pandemia, coronavírus (COVID-19/SARS-Cov-2), Regime de Aulas Não Presenciais (REANP).

Abstract

A pandemia causada pelo coronavírus (COVID-19/SARS-Cov-2) tornou-se um problema mundial, afetando inúmeros setores essenciais, incluindo o educacional, impossibilitando aos alunos irem à escola para estudar e fazendo com que mantivessem um distanciamento social em casa. Como uma das formas de conter o avanço da pandemia, as escolas foram fechadas entre março e abril de 2020. A secretaria de Educação do Estado de Goiás, com o intuito de garantir a continuação do ensino, propôs a implantação do Regime de Aulas Não Presenciais (REANP), no qual a escolaridade foi transferida para a casa dos alunos, e as interações entre docentes e discentes estabeleceram-se por meio da utilização de mídias de ensino à distância. Tendo em vista o desafio da migração do sistema educacional presencial para o online, este estudo objetivou explorar as percepções dos alunos do Centro de Educação em Período Integral Dom Veloso – CEPI Dom Veloso, situado na cidade de Itumbiara-GO, frente a aprendizagem remota em tempos de pandemia. A pesquisa foi de caráter quali-quantitativo, e a coleta de dados realizada por meio de aplicação de questionário anônimo, estruturado e autoaplicável, este subdividido em categorias, sendo elas: características gerais, percepção do aluno quanto ao REANP, tecnologias inclusivas e questões direcionadas ao ensino médio quanto à escolha de profissão. O questionário foi respondido entre os dias 09 a 16 de setembro de 2020 por 7 turmas do Ensino Fundamental II e 6 de Ensino Médio, totalizando 118 participantes. A análise dos dados foi realizada por estatística descritiva e processados em planilha eletrônica, de onde foram retiradas as categorias e subcategorias mais significativas por percentuais. As respostas subjetivas foram consideradas em sua totalidade como indicadores para a realização de futuras propostas pedagógicas. Esta pesquisa contribui com a literatura de colaboração online entre escola, comunidade, professores, responsáveis e alunos, pois possibilita analisar como tem sido o processo de transição do ensino presencial para o meio virtual e as ações que mais impactam no sucesso da aprendizagem dos alunos, evidenciando ainda, uma forte tendência das novas tecnologias serem utilizadas como ferramentas perenes no processo de ensino-aprendizagem.

 

 

References

BORSTEL, V. V.; FIORENTIN, M. J.; MAYE, L. Educação em tempos de pandemia: constatações da Coordenadoria Regional de Educação de Itapiranga. In: Palu et.al. Desafios da Educação em Tempos de Pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020. cap. 2, p. 37-43.

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS. Nota técnica 02/2020 – esclarece sobre o funcionamento das unidades escolares no período de isolamento social. Goiânia, 22 de abril de 2020. Disponível em <https://cee.go.gov.br/wp-content/uploads/2020/04/Clique-aqui-para-baixar-Nota-Te%CC%81cnica-02.pdf> Acesso em 22 de ago. de 2020.

FERREIRA, N. T. Cidadania: uma questão para a educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

FONTES, R.S. Ensino colaborativo uma proposta de educação inclusiva. Araraquara: Junqueira & Marin Editores; 2009.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. V.. Metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 2004.

LITWIN, E. Educação a Distância: Temas para o Debate de Uma Nova Agenda Educativa. Porto Alegre: Artmed. 2001.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

SILVA, L. A.; PETRY, Z. J. R.; MAYE, L.; UGGIONI, N. Desafios da educação em tempos de pandemia: como conectar professores desconectados, relato da prática do estado de Santa Catarina. In: Palu et.al. Desafios da Educação em Tempos de Pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020. cap. 1, p. 19-36.

XAVIER, M. P. S. R.; PIRES, Y., P., SERUFFO, M., C., R. Estudo sobre evasão e persistência escolar em EJA por intermédio de inteligência computacional. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 10, p. 19908-19943. oct. 2019.

Published

2021-01-20

How to Cite

Alves, Édina C. R. de F., Santos, R. G. dos, Vilela, L. A. R., Ferreira, L. D. N., Buzzo, M. O., Lima, A. F. N., Pires, R. F. C., & dos Santos, J. E. A. (2021). Análise da percepção dos alunos do cepi dom veloso frente a aprendizagem remota em tempos da pandemia COVID-19 / Analysis of the perception of students about remote learning during the COVID-19 pandemic. Brazilian Journal of Development, 7(1), 1578–1598. https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-108

Issue

Section

Original Papers