Afetividade, sentido e significado na atividade pedagógica/ Affectivity, meaning and significance in pedagogical activity

Ana Gabriella Dias Reis, Bruna Maria Alves, Edna Dias, Valmira Lúcia Matias de Medeiros

Abstract


Este texto discute a influência da afetividade e da motivação na atividade pedagógica partindo do pressuposto de que os afetos estão presentes no processo de construção de sentidos, fator primordial para que os alunos estabeleçam vínculos com atividades que propiciem a construção dos significados do currículo escolar. Objetiva analisar a importância do processo de vinculação do aluno à atividade pedagógica, evidenciando as conexões entre afeto, sentido e significado, mediante a apresentação e discussão destes conceitos.  O artigo se fundamente em estudos sobre a concepção leontieviana de atividade e sobre o papel da afetividade para a aprendizagem. Conclui que o planejamento de atividades de ensino fundamentado nas relações entre afetos, sentidos e significados é de fundamental importância para o engajamento do aluno em atividades de aprendizagem que objetivam a apropriação dos conteúdos curriculares.


Keywords


afetividade, sentido/significado, atividade pedagógica.

References


BERNARDES, Maria Eliza Mattosinho. Mediações simbólicas na atividade pedagógica: contribuições da teoria histórico-cultural para o ensino e a aprendizagem. 1.ed. – Curitiba, PR: CRV, 2012.

COOL, César. [et al.] Construtivismo na sala de aula. 6. ed. São Paulo: Ática, 2009.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

FILHO, Armando Marino. O significado como fundamento da motivação para a atividade de estudo. Florianópolis, SC: 37 Reunião Nacional da ANPEd, 2015.

PINTO, Fausto Eduardo Menon. As muitas faces da afetividade: um breve debate sobre o funcionamento psicológico do ser humano. Barbarói. Santa Cruz do Sul, 2008.

SALUSTIANO, Dorivaldo Alves. Nas entrelinhas da notícia: jornal escolar como mediador do ensino da língua materna. 2006. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

TASSONI, Elvira Cristina Martins. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. Universidade Estadual de Campinas, 2000.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-099

Refbacks

  • There are currently no refbacks.