Semana de atualização em engenharia elétrica 2019 / Electrical engineering updating week 2019

Authors

  • Gabriel Jiro Horie
  • Bianca Lima de Oliveira
  • Mariana Yaeda Artuso
  • Tiago Alberto Derenievicz
  • Luis Henrique Assumpção Lolis

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-078

Keywords:

Semana acadêmica, engenharia elétrica, cursos técnicos, palestras, evento solidário.

Abstract

A Semana de Atualização em Engenharia Elétrica (SEATEL) surgiu como evento com o objetivo de complementar a formação dos alunos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná com os temas mais atuais em engenharia, que não necessariamente fazem parte do currículo vigente. Em 2019, a semana foi organizada pelo grupo PET Elétrica, Diretório Acadêmico e Empresa Júnior do curso. Ao longo da semana, os discentes do curso tiveram a oportunidade de ter contato com profissionais da área através de cursos técnicos, palestras, workshops e visitas técnicas, aprendendo sobre assuntos que não são abordados nas disciplinas do currículo. A SEATEL é um evento solidário; as inscrições no evento foram feitas mediante a doação de alimentos, distribuídas a uma ONG diferente a cada ano. O evento também contou com o patrocínio de empresas, possibilitando melhor infraestrutura e divulgação. A programação levou em conta as necessidades dos alunos do curso integral e do período noturno, o que predispôs a participação de mais de 300 alunos na edição de 2019, até mesmo de outros cursos. Nesse ano, foram arrecadados mais de 1300kg de alimentos não perecíveis para doação.

References

GAMA, SINVAL Z., 2002, O perfil de formação do engenheiro elétrico para o século XXI, Tese de Doutorado, DEE/PUC-Rio, Rio de Janeiro.

MENESTRINA, TATIANA C., 2008, Concepção de ciência, tecnologia e sociedade na formação de engenheiros: um estudo de caso das engenharias da UDESC Joinville, Projeto de Pós-Graduação, UFSC, Santa Catarina.

FREITAS, RAFAEL S., 2016, Causas da evasão de alunos nos cursos de graduação presencial da UFPE. UFPE, Recife.

Published

2021-01-20

How to Cite

Horie, G. J., Oliveira, B. L. de, Artuso, M. Y., Derenievicz, T. A., & Lolis, L. H. A. (2021). Semana de atualização em engenharia elétrica 2019 / Electrical engineering updating week 2019. Brazilian Journal of Development, 7(1), 1156–1167. https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-078

Issue

Section

Original Papers