Software de otimização de programação para projetos de display giratório utilizando a plataforma Arduino / Programming optimization software for rotating display projects using Arduino platform

Jorge Antonio Jardim Júnior, Rafael do Amaral Porciuncula, Rafael Romano Ramos

Abstract


Este trabalho tem como objetivo explicar o funcionamento de um software que tem o propósito de otimizar o trabalho de um programador. Ele surgiu após a necessidade de se criar textos para serem exibidos num projeto de display giratório que foi desenvolvido por um grupo de estudantes do Colégio Sinodal – São Leopoldo. Para exibir textos, era necessário criar letra por letra que se encaixasse numa matriz de 7x7 LEDS de tamanho. A problemática dizia respeito ao processo que era manual e moroso, pois, cada letra precisava ser desenhada e testada. Para resolver o problema foi criado um software no qual é possível desenhar as letras numa matriz de pontos digital e ele gera, automaticamente, o código a ser inserido no programa do display. Para testar o produto foi desenvolvido um protótipo de display giratório em maior escala controlado por Arduino e criado um software utilizando uma linguagem de programação de alto nível. O resultado final foi um programa executável que permite que qualquer usuário desenhe uma letra ou símbolo utilizando o mouse e consiga gerar o código para inserir em seu programa para fazer o display exibir o caractere desejado, otimizando o trabalho do desenvolvedor.


Keywords


Robótica, Programação, Persistência visual, Arduino.

References


Hayacibara, F. T e Tinoco, Á. ESPM. Pictogramas – sua aplicação na sinalização, 2013. Disponível em: < http://www2.espm.br/sites/default/files/pagina/fernandahayacibara_- _ii_semic_2013_0.pdf>. Acesso em: 14 de agosto de 2018.

Heinemann, Oliver Barth e Rosa, Jarbas André da (2014). Robótica Educacional: atividades com o kit Criatecno CT100. Criatecno, Campo Bom – RS.

Lieberknecht, Eduardo A. UNIVATES. Projeto de um display holográfico volumétrico rotativo, 2015. Disponível em: . Acesso em 14 de agosto de 2018.

Moreira, Rosana A. IFSULDEMINAS. A utilização da plataforma Arduino em sala de aula: um estudo de caso, 2016. Disponível em: < https://jornada.ifsuldeminas.edu.br/index.php/jcmch4/jcmch4/paper/viewFile/3546/2391>. Acesso em 14 de agosto de 2018.

Sampaio, A. B. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Escola Politécnica. Display de Persistência de Visão com Varredura Horizontal Mecânica, 2009. Disponível em: < http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10003161.pdf >. Acesso em: 14 de agosto de 2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-074

Refbacks

  • There are currently no refbacks.