Avaliação da potencialidade de linhas de ônibus intrarregionais extintas da Zona Oeste Do Rio De Janeiro na alimentação do transporte de massa / Evaluation of the potential of extinct intraregional bus lines in the West Zone of Rio De Janeiro to feed mass transportation

Giovani Manso Ávila, Leonardo Vieira Barbalho

Abstract


O transporte de massa é a forma mais rápida e eficiente de ligação entre as diferentes regiões de uma grande cidade. Mesmo assim, as linhas de ônibus regulares possuem um papel imprescindível na mobilidade urbana, já que permitem integrar localidades onde os grandes sistemas não chegam. No Rio de Janeiro algumas linhas urbanas foram extintas devido a um replanejamento do transporte público na cidade. Ainda assim, algumas dessas linhas poderiam ser importantes em determinadas regiões, já que seus trajetos são explorados pelo transporte alternativo. Com o aumento das redes de transporte de massa no município, algumas linhas intrarregionais extintas poderiam se tornar importantes abastecedoras desses sistemas. Este artigo visa estudar o potencial de algumas linhas extintas do município em se tornarem alimentadoras do transporte de massa carioca.


Keywords


Geoprocessamento, Transporte de massa, Ônibus Urbano, Mobilidade.

References


CARDOSO, B. C.; PORTUGAL, L. S.; SANTOS, M. P. S. Um Procedimento para Determinar o Nível de Concorrência do Ônibus em Corredores de Trens Urbanos. In: XXIII ANPET - Congresso de pesquisa e ensino em transportes, São José dos Campos – SP, 9 – 13 de novembro de 2009.

CARTOPLAM. Guia Cartoplam – Rio de Janeiro. São Paulo: Editora Cartoplam, 2008

DUTTON, R. B. Estratégias e Táticas nos Trens da Supervia. Rio de Janeiro: PUC, 2012.

GONÇALVES, J. A. M.; PORTUGAL, L. S.; NASSI, C. D. As Potencialidades da Estação Metro-Ferroviária na Captação de Passageiros. In: XXIII ANPET - Congresso de pesquisa e ensino em transportes, São José dos Campos – SP, 9 – 13 de novembro de 2009.

INSTITUTO PEREIRA PASSOS. Atlas Escolar da Cidade do Rio de Janeiro – 2018. Rio de Janeiro: IPP, 2018

LARA, R.F.; BRANDÃO, R. G.; PORTUGAL, L. S. Geração de Embarques nas Estações de Trem da Cidade do Rio de Janeiro. In: VI Congresso Rio de Transportes, Rio de Janeiro – RJ, 11 e 12 de junho de 2008.

LOGIT. Análise da Demanda por Transporte Coletivo no Corredor Transolímpico – Munícipio de Rio de Janeiro. São Paulo, 2010.

MOURA, I. B.; LEMOS, M. F. C.; LENTINO, I. K . Análise de Indicadores Espaciais Associados ao BRT TransOeste Visando à Mobilidade e o Desenvolvimento Urbano Sustentáveis. In: XXIX Congresso Nacional de Pesquisa em Transporte da ANPET, Ouro Preto - MG, 9 - 13 de novembro de 2015. p. 2719 - 2729.

REVISTA GUIA REX. Guia Rex – Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora Notrya, 1995

SETRANS – SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTES. Plano Diretor de Transporte Urbano. Rio de Janeiro, 2015.

SMTR - SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTES. Concorrência nº CO 10/2010. Disponível em: . Acesso em: 17 maio 2018.

SMTR - SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTES. Termo de Permissão:221000041 - CONSÓRCIO SANTA CRUZ DE TRANSPORTES. Disponível em: < http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/7523321/4204312/SANTACRUZ30112017.pdf>. Acesso em: 17 maio 2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-055

Refbacks

  • There are currently no refbacks.