Patologias em estruturas de concreto armado: estudo de caso / Pathologies in reinforced concrete structures: case study

Authors

  • Amanda Fernandes Pereira da Silva Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Hildegard Elias Barbosa Barros
  • Diego Silva Ferreira
  • Laécio Guedes do Nascimento
  • Francisco Éric Guimarães Lima
  • Lucas de Oliveira Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-027

Keywords:

Patologia, Corrosão em armaduras, Concreto armado.

Abstract

Inúmeros são os fatores que intervêm no processo da corrosão de armaduras em estruturas de concreto armado onde sua origem provém de diferentes fontes. À vista disso, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de pesquisas acerca do assunto, este trabalho realizou uma vistoria, análise e julgamento das condições de serviço em estruturas corroídas de um edifício residencial (Teresina-PI). Posteriormente é feito uma discussão das possíveis causas mais recorrentes que podem ter acarretado o surgimento desse problema e, logo após, são comentadas as providências que podem ser tomadas para solucioná-lo de modo a evitar que o mesmo problema venha a acontecer no futuro. Chegou-se ao entendimento que é imprescindível a aplicação de medidas intensas (critérios de durabilidade) nos projetos e execução da obra juntamente com as principais medidas de prevenção. Além disso, a inspeção/manutenção é um procedimento fundamental para a elaboração do correto prognóstico e correção da patologia. 

References

(1) SOUZA, V. C. M. de; RIPPER, T. Patologia, recuperação e reforço de estruturas de concreto. 1. ed. São Paulo: Pini, 1998.

(2) ROCHA, I. Corrosão em estruturas de concreto armado. Revista On-line Ipog, Goiânia e dezembro/2015, p. 1-26.

(3) FIGUEIREDO, E. P. Efeitos da carbonatação e de cloretos no concreto. São Paulo: IBRACON, 2005.

(4) HELENE, P. R. do L. Corrosão em Armaduras para Concreto Armado. São Paulo: Pini, 1986.

(5) CASCUDO, O. O Controle da Corrosão de Armaduras em Concreto. 1ª ed. Goiânia: PINI e UFG, 1997.

(6) ANDRADE, C. Manual para Diagnóstico de Obras Deterioradas por Corrosão de Armaduras, tradução e adaptação Antônio Carmona e Paulo Helene: Pini, 1992.

(7) MEDEIROS, M. Corrosão do concreto é causada por umidade e gases nocivos. Disponível em: <https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/corrosao-do-concreto-e-causada-por-umidade-e-gases-nocivos_6412_0_1> Acesso em: 25 de dez. de 2017.

Published

2021-01-20

How to Cite

da Silva, A. F. P., Barros, H. E. B., Ferreira, D. S., do Nascimento, L. G., Lima, F. Éric G., & Bezerra, L. de O. (2021). Patologias em estruturas de concreto armado: estudo de caso / Pathologies in reinforced concrete structures: case study. Brazilian Journal of Development, 7(1), 363–374. https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-027

Issue

Section

Original Papers